fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

Inscrições abertas para curso de capacitação em metodologias ativas e tecnologias

Interessados podem se inscrever até o dia 25 de janeiro

Interessados podem se inscrever até o dia 25 de janeiro

Termina na próxima quinta-feira (25/01), o prazo para inscrições no curso de capacitação em metodologias ativas e tecnologias educacionais da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg). A inscrição é gratuita e deverá ser feita pela internet, mediante o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição por meio do formulário.

No total, serão oferecidas 36 vagas, de acordo com o edital 01/2024 da Sesg. Para participar os candidatos devem obrigatoriamente apresentar os seguintes requisitos: ser servidor público vinculado ao SUS no Estado de Goiás, das esferas estadual ou municipal; ter curso de nível superior reconhecido pelo MEC; ter noções básicas de informática e acesso à internet e ter disponibilidade de carga horária para dedicação aos estudos de 10 à 15 horas, sem o comprometimento de suas atividades funcionais.

Esta é a segunda edição do curso. A primeira foi realizada em 2023 e foi muita elogiada pelos participantes. De acordo com a coordenadora técnica pedagógica do curso, Valquíria Vicente da Cunha Barbosa, a capacitação tem tido sucesso não só entre servidores da saúde que atuam – ou desejam atuar - como docentes, mas também para gestores que lideram equipes e buscam novas ferramentas para utilizar no trabalho. “Este curso ajuda os profissionais a aprender a utilizar várias ferramentas tecnológicas que contribuem para a inovação dos processos de trabalho, como o Google Forms, o Canva, o Anchor (ferramenta utilizada para gravação de podcast), dentre outras”, explica ela.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Para Júlia Beatriz Dani Rinaldi, presidente da CIES Estadual e uma das alunas da primeira edição, o curso é muito bom e tem uma sequência didática de assuntos de fácil compreensão. “Eu recomendo que todos os profissionais façam o curso, pois com as metodologias e ferramentas que aprendemos podemos realizar atividades mais apreciadas tanto pela população quanto por outros colaboradores da saúde”, afirma.

A coordenadora de Vigilância de Violências e Acidentes da Suvisa Maria de Fátima Rodrigues, que também atua como docente, afirma que já usou várias metodologias e tecnologias que aprendeu no curso ministrado em 2023. “Recomendo esta qualificação visando o aperfeiçoamento da força de trabalho do SUS. Após o curso já inseri algumas estratégias nas qualificações que realizei e os cursistas adoraram, como o Jamboard, podcast, wordwall. O curso é muito dinâmico e atualizado”, conta.

O curso
O Curso de Capacitação em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais está previsto para iniciar em fevereiro de 2024. O curso terá carga horária total de 75 horas/aula, sendo 61 horas a distância e 14 horas em ensino remoto. Dentre os temas abordados no curso estão: Introdução às Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais. Tecnologia Educacional: Padlet; Problematização. Tecnologias Educacionais: Google Forms, Anchor e Storyboardthat; Aprendizagem baseada em Projetos. Tecnologias Educacionais: Jamboard, YouTube e StreamYard; Aprendizagem baseada em Games. Tecnologias Educacionais: Wordwall e Kahoot; Sala de aula Invertida. Tecnologia educacional: Canva.

Fonte: Saude.go.gov.br

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel