fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

PICCE oferta inscrições para professores em Formação Continuada para Educação em Ciências

PICCE oferta 500 vagas para professores com aulas pela Universidade Virtual do Paraná. Inscrições abrem no dia 15 de março.

PICCE oferta 500 vagas para professores com aulas pela Universidade Virtual do Paraná. Inscrições abrem no dia 15 de março.

Professores do Paraná podem se inscrever no curso de capacitação continuada no ensino da ciência do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) de forma gratuita e online. As aulas são ministradas em formato online pela Plataforma da Universidade Virtual do Paraná, com apoio da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR).

O curso terá duração de 60h/aula com abordagem de temáticas que envolvem o letramento midiático, projetos de investigação e feira de ciências. O objetivo do Programa é fomentar a participação colaborativa em que professores e estudantes participem do processo científico na busca de soluções para os problemas da realidade onde estão inseridos.

Os certificados serão disponibilizados pela UFPR Aberta, sendo oito horas do curso síncrona e 52 horas EAD. As aulas iniciam em 22 de abril e se encerram em 30 de junho.

O edital está disponível no endereço picce.ufpr.br e as inscrições podem ser feitas online de 15 a 31 de março pelo link do formulário de inscrição https://forms.gle/CKfTjCzPQuvKwmoR8

Esta é a segunda edição do curso, que já capacitou docentes das secretarias municipais e Estadual de educação. Em 2023, o PICCE recebeu também inscrições de professores dos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Foram 30 inscritos dessas regiões que integram o montante de 494 profissionais da educação que aceitaram o desafio de ampliar o interesse dos jovens pelas ciências e pelas carreiras científicas.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

O Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) promove a construção científica por meio de um processo formativo, pautado em metodologias de ensino e aprendizagem sempre aliadas à inovação e ao pensamento crítico, tornando os estudantes e professores como co-produtores de conhecimentos científicos em um aprendizado conjunto e compartilhado.

O Programa tem o apoio financeiro da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Estado do Paraná, por meio da Fundação Araucária, e permite a construção de um Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) na área de Educação para a Ciência, com a meta de estruturar uma Rede Paranaense de Pesquisadores e Instituições com atuação na área de Divulgação e Popularização da Ciência por meio da rede Paraná Faz Ciência.

Fonte: Ufpr

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel