fbpx

Sidebar

15
Qua, Maio

Micro-Estatística ABRADI.org: Quais são os recursos que os alunos preferem ver em um curso EaD?

Notícias EAD

Durante o mês de janeiro/fevereiro de 2016 disponibilizamos uma micro-estatística sobre os recursos que os alunos consideram fundamentais que apareçam em cursos online. Veja as respostas:

estudo ead

Recursos de interação e interatividade ainda são os recursos que mais motivam a participação e engajamento de alunos em cursos EaD. Porém não é só isso….

Pensar de modo visual refere-se a uma abordagem de aprendizagem da qual nos utilizamos para ligar ideias ou conceitos complexos de elementos visuais (imagens, mapas de texto, ou infográficos) de modo a expressar experiência durante a intervenção educacional é outra tendência que não pára de crescer. Explico: Ao visualizarmos imagens que relacionam-se com o conteúdo, o aluno apodera-se desta imagem para traduzir conceitos mentais e resume-as em experiências pessoais. Cada pessoa tem uma forma de pensar sobre determinada imagem. A simples imagem de uma faca para mim pode significar dor para o outro.e assim sucessivamente. Os significados que damos para cada imagem depende da relação que você tem com a emoção que a imagem provoca em si mesmo. Assim sendo, quero discutir com você a importância do uso da imagem como um poderoso aliado em cursos online. Veja alguns benefícios de usar corretamente esse recurso:

1. Simplifica conceitos complexos.

Um dos benefícios mais significativos do pensamento visual na EaD é que ele pode simplificar os processos e as idéias mais complicadas que estão envolvidos no processo formativo. Ao invés de tentar explicar a relação entre dois conceitos, por exemplo, você pode criar um gráfico que compara e contrasta-los para o aluno. Assim, o público pode receber imediatamente informações em um formato visual permitindo que o seu cérebro processe o conhecimento de forma mais rápida e eficaz.

2. Incentiva os alunos online para organizar ideias- por miei de padrões.

O pensamento visual capacita os alunos a organizarem os seus pensamentos e idéias, sem ter que armazenar cada bit de conhecimento dentro de suas mentes. Eles podem criar uma representação visual das informações que eles estão adquirindo,usando-as como referência e ferramenta de estudo mais tarde. Também permite recolher os seus pensamentos e opiniões sobre um tópico específico, de modo que eles possam mergulhar em todos os aspectos do assunto.

3. Aumenta a retenção de conhecimento.

Quando a informação é apresentada de forma visual, os alunos são muito mais propensos a absorver e guardar a informação para uso no mundo real. Isto ocorre devido ao fato de que seus cérebros são capazes de ver a conexão entre novos conceitos e conhecimentos previamente aprendidos. Eles também podem compreender mais eficazmente a ligação entre conceitos relacionados, bem como todos os sub-temas que estão associados com a idéia. Exemplo, eles podem mapear todas as características de cada passo de uma tarefa relacionada ao trabalho.

Dito os benefícios veja algumas dicas de como trabalhar o visual em seu curso online:

1. Inclua infográficos que transmitem ideias centrais.

Infográficos são uma ferramenta muito popular na indústria do marketing, mas nos últimos anos tornaram-se valiosos auxiliares de aprendizagem. Infográficos oferecem uma representação visual de estatísticas, tendências, etapas de um processo, ou conceitos inter-relacionados. Em vez de simplesmente explicar uma idéia em um parágrafo longo, use os infográficos para fragmentar o assunto em componentes visuais facilmente digeríveis. Ficará muito mais divertido. Você pode combinar textos, imagens, gráficos e até mesmo cores para evocar certos estados de espírito para criar um infográfico interativo e memorável para o seu curso. Acesse aqui uma biblioteca que pode auxiliar você neste processo.

2. Incentive os alunos a criarem mapas mentais a cada lição.

No final de cada aula, peça aos seus alunos que criem um mapa de ideia ou palavra que resume os conceitos-chave. Deixe-os criar e usar qualquer mídia, imagens ou representações da sua preferência. Por exemplo, eles podem usar as fotos para simbolizar cada etapa de um processo ou personagens de quadrinhos para retratar diferentes traços ou características. O objetivo é dar-lhes a chance de recapitular e analisar a informação de modo que eles podem não só expandam a sua compreensão, mas que retenham as lições à sua memória de longo prazo.

3. Peça aos alunos para criarem desenhos à base de ideia.

Desenhar é outro exemplo perfeito de aprendizagem visual, uma vez que permite que os alunos para criem representações visuais envolventes e divertidas das idéias centrais. Por exemplo, peça aos seus alunos para assistirem a um vídeo relacionado com o assunto, em seguida, desenharem um esboço que resume a mensagem global. Você pode tornar isso ainda mais interativo, incentivando seus alunos a fazerem seus próprios vídeos que exploram o assunto, em seguida, revê-los à cada nova etapa concluída. Captura de Tela 2016-02-09 às 23.51.16

4. Explorar o assunto através de histórias digitais.

As histórias digitais são compostas exclusivamente por meios eletrônicos, tais como música online, arte gráfica e animação. Para alunos mais avançados, é possível desenvolver atividades de contação de histórias (storytelling) que lhes permitam aprofundar o assunto de uma forma criativa e visualmente atraente. Dê aos seus alunos uma idéia clara do que é esperado e quais os tópicos que devem ser vistos, de modo que você tenha certeza de que todos estejam acessando o mesmo conteúdo.

Fonte: Ibdin
Publicado em: 02/03/2016