fbpx

Sidebar

16
Qui, Maio

Quais são os principais acontecimentos tecnológicos na educação

Notícias EAD

Separamos os principais acontecimentos tecnológicos aplicados à área do saber e, ainda, como essa verdadeira onda high-tech tem ganhado cada vez mais espaço e contribuído de maneira tão positiva para a formação escolar. Afinal, diante a uma geração altamente influenciada pela onda cibernética, é crucial sabermos nos adaptar frente a todas essas mudanças e extrair o que há de melhor dessa nova ferramenta de ensino.

E, apesar de alguns veteranos da área discordarem e optarem por um estilo ainda mais tradicionalista, a aplicação tecnológica no setor educacional tem dado resultados formidáveis.

Tecnologia e Educação: a lapidação do saber

Eis um fato inegável: nunca houve na história da evolução humana tanta facilidade de acesso à informação. Hoje, em um simples toque, é possível saber de tudo o que acontece no Brasil e no mundo em tempo real, com pesquisas que levam apenas milésimos de segundos para serem realizadas. Com certeza há seu lado positivo, mas como competir com toda essa tecnologia e atrair a atenção de uma sala de aula repleta de alunos ligados a seus mais diversificados aparatos de última geração? Como induzir a correta filtragem de toda essa informação disponível e chamar a atenção para a importância do aprendizado e da consolidação dos alicerces educacionais?

Em carta dedicada aos professores, o educador Paulo Freire diz: “Se estudar, para nós, não fosse quase sempre um fardo, se ler não fosse uma obrigação amarga a cumprir, se, pelo contrário, estudar e ler fossem fontes de alegria e de prazer, de que resulta também o indispensável conhecimento com que nos movemos melhor no mundo, teríamos índices melhor reveladores da qualidade de nossa educação”.

Logo, que melhor maneira se não seguir o conselho do Patrono da Educação Brasileira e conciliar o útil ao agradável para prover não só o aprendizado, mas também o prazer pelo saber?

Dessa forma, a aplicação da tecnologia tem sido uma das maiores tendências na educação nacional e internacional para alcançar tal objetivo. Com métodos simples e oficinas produzidas e gerenciadas dentro e fora das salas de aulas, os resultados mostram-se cada vez mais promissores. Confira alguns exemplos que trouxemos para vocês:

  • Gamification
    Essa estratégia educacional é uma das mais vislumbradas por alunos e professores devido aos seus excelentes resultados. Afinal de contas, quem não gosta de aprender enquanto se diverte? De forma muita dinâmica e interativa, a intenção é utilizar jogos, virtuais ou não, para consolidar os conhecimentos teóricos.

  • Movimento Maker
    Outra metodologia estimada dentre as tendências na educação são as famosas aulas práticas. De forma também bastante dinâmica e incentivando não só a criatividade, mas também o desenvolvimento cognitivo, o chamado Movimento Maker estimula, literalmente, os alunos a colocarem as “mãos na massa”. Utilizando tutorais, os alunos, que podem pesquisar enquanto produzem, garantem um aprendizado consistente e efetivo.

  • Popularização de Dispositivos
    Centenas são os aplicativos gratuitos disponibilizados para professores e alunos que querem aprofundar seus conhecimentos. Dos mais teóricos aos mais dinâmicos, o incentivo ao uso de dispositivos tem se tornado cada vez mais comum e se consolidado em um bom aliado ao método tradicional de ensino, com opções de jogos, Quizzes e resumos.

  • Plataformas E-learning
    Plataformas virtuais são cada vez mais comuns na rede. Entre as inúmeras opções, os interessados podem encontrar desde cursos de idiomas até cursos de graduação online. A aposta é proporcionar que o conhecimento seja de acesso de todos de forma efetiva e producente.

Inovação: a nova ordem educacional

Por fim, a mudança e a evolução são fatores inevitáveis, das quais os centros de ensino e educadores também tem a necessidade de adaptarem-se. Tais acontecimentos tecnológicos na educação, apesar ainda de serem recentes, apresentam resultados empíricos de grande progresso para o processo de aprendizado, contribuindo positivamente para o ensino e ganhando cada vez mais espaço dentro das salas de aulas.

A adaptação é um progresso lento e que demanda análises minuciosas, tentativas e erros. Mas o importante é compreender que entre a tecnologia e educação não se faz necessário criar uma competição e sim uma conciliação em prol de um bem maior: a formação de cidadãos de bem!

Para refletir: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” – Nelson Mandela.

Fonte: Canal do Ensino
Pulicado em: 27/06/2016