fbpx

Sidebar

19
Dom, Maio

Já conhece a Metodologia de Ensino Baseada no Humor?

Notícias EAD

Você precisa usar o humor nos seus projetos EaD. Porque? Simplesmente para não comprometer as suas metas de aprendizagem. Mas afinal, como usar eficazmente o humor em cursos online?

Ao usar a metodologia do humor em EaD há certas regras tácitas que devem ser seguidas. Afinal, o que um aluno pode achar divertido, outro pode achar ofensivo. Em eventos de treinamento online você poderá ter muito sucesso com cursos mais divertidos, fluídos e educativos. Vamos às dicas:

1. Pesquise o seu público para avaliar cultura, experiência e personalidade.
Indivíduos com diferentes formações e experiências, tanto pessoais como profissionais, têm idéias diferentes do que é engraçado e o que está fora de contexto. Portanto, você deverá investigar sobre as origens do seu público-alvo, a fim de descobrir qual é a sua definição particular de humor. Isto refere-se também a sua personalidade. Nem todos os seus alunos terão o mesmo tipo de personalidade, você pode obter um sentido preciso do que a maioria deles vai achar divertido através de inquéritos ou entrevistas de com alguns alunos sobre os seus “ideais”. Uma boa análise contextual também ajuda. Inclua esse tipo de abordagem através de perguntas específicas ao seu cliente/aluno, sobre o que consideram “bacana” ver em um curso. Pode também oferecer um fórum a um grupo focal em que você poderá mostrar-lhes clips que apresentam vários tipos de humor, ou histórias que oferecem diferentes abordagens bem-humoradas, para que você possa determinar o que pode efetivamente pode usar como recurso ao trabalhar em seu curso.

2. Não deixe que o humor ofusque o assunto.
O problema com o uso excessivo do humor é que ele pode muito facilmente ofuscar o assunto a tal ponto que seu curso poderá correr o risco de não oferecer qualquer valor real para os alunos. Ao usar o humor você deve enfatizar o conteúdo central e torná-lo mais divertido, mas nunca deve roubar o foco/atenção. Por exemplo, se você estiver integrando uma história bem-humorada em seu curso, não inclua tantos personagens engraçados ou elementos a ponto de seus alunos perderem de vista o fato de que há realmente uma lição a ser aprendido. Use humor com moderação, para que você não perca a credibilidade, e para que seus alunos ainda possam ver os benefícios reais ou aplicações do conteúdo no seu dia-a-dia.

3. Crie histórias e exemplos para entreter ao mesmo tempo que dê destaque ao assunto.
Piadas, citações espirituosas, e cenários interativos engraçados não são as únicas maneiras de trazer humor ao seu curso. Na verdade, você pode criar histórias e exemplos da vida real que destacam o assunto da mesma forma que entretem os seus alunos. Histórias e exemplos também ajudam os seus alunos a se relacionarem com mais profundamente com o conteúdo, o que significa que eles serão mais propensos a tornarem-se imersos e envolvidos na experiência educacional que você criou para eles. Ao invés de apenas recitar uma longa lista de fatos ou conceitos que você vai oportunizar aos seus alunos a aquisição e absorção dos temas de forma a reunir este novo conhecimento de uma maneira que é agradável e, ao mesmo tempo educacional. Seja criativo quando se trata de integrar histórias em seu curso, especialmente se você está lidando com um assunto complexo ou chato. Se este for o caso considere o uso de anedotas que servem para amarrar um aspecto particular de um módulo, ou citações que podem ser facilmente integradas.



4. Mantenha um tom otimista e motivacional.
Uma das dicas mais valiosas é: mantanha seu curso inspirador e positivo. Evite o uso de humor que é grosseiro, autodepreciativo, ou qualquer outra variedade de sagacidade que tem um tom ou conotação negativos. Isso vai ofender alguém de qualquer forma ou fazer o aluno se sentir desconfortável: deixe-o de fora. Cada instância de humor que você usa deve transmitir um tom otimista, de modo que os seus alunos se sintam motivados a aprender e inspirados a fazer o seu melhor. Inicie o curso incluindo uma pequena dose de humor tal como uma breve piada que defina o humor ou um personagem cuja personalidade é divertida e acolhedora. Além disso, antes de uma avaliação você pode incluir um desenho animado ou citação que ofereça aos seus alunos um impulso de auto-confiança, de modo que eles sejam inspirados a dar tudo de si, se sintam apoiados e encorajados em todo o processo educacional.

5. A forma de usar o humor.
Um resultado concreto que consiste principalmente no uso do humor pode não oferecer o máximo de valor para os seus alunos. É por isso que você deve usar o humor de forma inteligente, de modo que você seja capaz de reter o verdadeiro valor da experiência educacional. Saiba quando e aonde você deve usar o humor … isso é fundamental. Em alguns casos, use-o para aliviar a tensão ou estresse, antes de um grande exame, para tornar o assunto mais compreensível ou até para contar histórias ou exemplos do mundo real. Preste muita atenção para as emoções que você está tentando criar através do uso de humor em seu curso, de modo que você possa integrá-lo de uma forma mais poderosa e significativa.

Estas dicas podem ajudá-lo a adicionar o humor a qualquer demanda educacional mas lembre-se de que o humor deve ser usado com moderação. Mantenha o uso deste relevante recurso de forma mais alegre, e sempre considerar o contexto de seu público, a fim de oferecer um envolvimento fluído mas sem querer ofender.

Fonte: Ibdin
Pulicado em: 04/07/2016