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Sáb, Maio

Google na Educação: conheça a nova parceria da Secretaria com a gigante da tecnologia

Notícias EAD

Com o objetivo de melhorar e tornar o aprendizado mais divertido e, ao mesmo tempo, disponível para qualquer pessoa, o Google, em parceria com a Secretaria da Educação, lançou o projeto “Google na Educação”. Por meio da iniciativa, alunos, professores e gestores das escolas estaduais terão um ambiente seguro para interação em assuntos pedagógicos, podendo compartilhar documentos, ações e soluções relacionadas à educação, sem se distrair com o mundo externo.

Os interessados em acessar o conteúdo devem criar uma conta institucional no portal da Secretaria Escolar Digital (SED), seguindo as instruções do site para cada um dos tipos de acesso. No site, a conta Google será exibida no canto superior direito.

No caso dos alunos, se o e-mail não estiver aparecendo os mesmos devem enviar outro e-mail, desta vez para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando a criação da conta Google. No texto, é necessário informar nome completo e RA.

Alunos
A parceria divide-se em três frentes: alunos, professores e equipe administrativa. Os estudantes que tiverem acesso as contas Google terão um mundo de oportunidades à sua frente. Por meio da parceria, os jovens poderão habilitar a conta Google no celular, migrar e-mails espalhados em mais de uma conta e colocá-los em um único lugar, além de armazenar arquivos no Google Drive, uma ferramenta de armazenamento ilimitada e gratuita.

Outra oportunidade oferecida pela empresa de tecnologia aos estudantes é o programa “Aluno Tutor de Tecnologia Google”, no qual os jovens poderão ajudar os professores a utilizar as tecnologias da ferramenta em sala de aula. Para participar os estudantes devem ter 13 anos ou mais, ter acesso a conta Google, além de ter selecionado um docente para apoiá-lo no uso das tecnologias. Os participantes recebem certificados Google.

Professores
Aos professores, estão garantidas as mesmas funcionalidades dos alunos, além de ferramentas para a criação de exames, simulados e tarefas com a opção de correção automática e o “Google Sala de Aula”, plataforma desenvolvida para ajudar os professores a criar e receber tarefas com o recurso de desenvolver cópias de um Documento Google de forma automática para cada estudante.

Por meio desta ferramenta, ainda, os alunos podem conferir as tarefas criadas pelo professor que precisam ser feitas. Os educadores veem de forma rápida e eficaz quem concluiu a tarefa e dão feedback em tempo real.

Equipe gestora
Os diretores e coordenadores das escolas também serão impactados pela parceria. Aos gestores, são destinadas plataformas de gerenciamento de calendário das escolas por meio da Agenda Google, além da possibilidade da criação de um site para estreitar a comunicação entre alunos, professores e comunidade local.

Fonte: Ministério da Educação
Publicado em: 06/08/2016