fbpx

Sidebar

18
Sáb, Maio

Geração Z impõe desafios no ensino à distância

Notícias EAD

O ensino à distância no Brasil já ganhou grandes avanços desde que foi autorizado pelo Ministério da Educação em 2005. A tecnologia, que avançou rapidamente nesses 11 anos, trouxe incrementos às salas de aula virtuais e mais profissionalização dos tutores. A grande virada do setor, no entanto, já vem começando a acontecer com a chegada da geração Z às universidades e do maior acesso ao mobile por parte desses jovens.

Além de pedir um conteúdo responsivo, o material oferecido precisa estar alinhado com a vivência off-line do aluno e integrado às plataformas já utilizadas por eles. Hoje, quase 70 milhões usuários utilizam a internet via smartphone, sendo 37% desse volume utilizado pelo público de 10 a 24 anos, segundo a pesquisa Mobile Report, da Nielsen Ibope. O uso do mobile por eles obteve um aumento de 9% relacionado ao último ano.

Para conseguir a atenção desse aluno diante de tantos aplicativos as instituições de ensino já vêm se preparando para se tornar mais atrativa e fazer das salas de aula um local menos entediante. "Observamos que essa geração busca algo a mais do que o professor falando e exibindo conteúdo. Enxergamos aí a oportunidade do EAD, por ter a facilidade de acesso e conteúdo interativo. Se não trabalharmos pensando nesses jovens perderemos eles para quem possa oferecer o que ele quer", afirma Roberto Valério, Vice-Presidente EAD e Polos da Kroton, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Canal interativo
Detentora de instituições que trabalham o ensino à distância como a Anhanguera e Unopar, a Kroton também atua com escolas de ensino básico (nível fundamental e médio), o que dá à ela um conhecimento de como e o que os adolescentes querem ao chegar às universidades - área de ensino que concentra a maior parte das empresas de EAD. Dentre as análises observadas está transformar o ambiente virtual o mais próximo do que é o presencial, sem perder as características que o tornam interessantes aos jovens.

Uma dessas estratégias é criar um canal de comunicação direto, que esteja alinhado ao que o aluno vivencia. "Desenvolvemos por aqui uma ferramenta semelhante ao Whatsapp e Facebook que permitirá o envio de informativos aos alunos sobre dias de prova, comunicados e outras funções que tornem o ensino à distância mais atraente. Além disso o conteúdo em aula tem ligações com filmes, séries e outras mídias que possam estar em pauta", conta Valério.

Fonte: Mundo do Marketing
Publicado em: 09/08/2016