fbpx

Sidebar

16
Qui, Maio

Realidade aumentada para aprender

Notícias EAD

Sucesso de público no exterior, o game Pokémon Go, que acaba de chegar ao Brasil, é um jogo de realidade aumentada, RA. Ele possibilita aos jogadores coletar os personagens da trama, que são virtuais, em espaços reais, os bairros da cidade. Por meio do GPS (sistema de localização) do celular, o aplicativo reconhece a posição geográfica do jogador e posiciona os monstrinhos a serem procurados. O jogador pode, então, sair em busca dos personagens nos ambientes reais e capturá-los.

A forma inédita de jogar no mundo real está baseada na tecnologia da realidade aumentada. Seu uso vem crescendo, não só na área de entretenimento, como nos segmentos editorial e educacional. Um exemplo disso é o aplicativo Aurasma que tem o poder de transformar qualquer coisa impressa em multimídia real.

Aurasma, baseado na tecnologia de RA pode ser utilizado em smartphones e tablets. É capaz de não só reconhecer objetos como também melhorá-los. Ao distinguir os objetos, o aplicativo os substitui por vídeos, transformando-os em objetos virtuais e animados que podem interagir com a realidade. É o caso de um personagem de desenho animado andar no hall de um edifício real.

O software é extremamente fácil de usar. Você define a imagem disparadora, que está no papel, ao conteúdo digital selecionado ou produzido por você. Ao posicionar o dispositivo (celular ou tablet) nesta imagem, o conteúdo associado é apresentado. Um livro impresso, por exemplo, pode usar esta tecnologia para melhorar suas ilustrações didáticas. Para isso bastaria que os alunos pudessem apontar seus dispositivos para o papel e, assim, obter uma experiência mais rica que simplesmente olhar para o desenho.

Há várias possibilidades de uso da ferramenta. Imagine seus alunos criando uma feira de ciências virtual para exibir os projetos de pesquisa sobre algum assunto científico ou os alunos ensinando os outros colegas a resolverem problemas matemáticos fazendo um workshop de tutoriais em vídeo sobre um determinado assunto da matemática.

Os alunos podem aprimorar a aprendizagem ao sobrepor vídeos e outras mídias para criar um conteúdo digital interativo e divertido. Eles podem compartilhar o trabalho e motivar outros colegas a usar as informações de um modo novo.

O aplicativo Aurasma é gratuito e está disponível nas versões iOS e Android. A utilização do aplicativo é muito intuitiva. Você cria uma conta e, com ele instalado no tablet, basta conferir os exemplos na tela inicial. Há também a versão web que contém outros recursos. O acesso pela web e pelo tablet usam a mesma conta.

Fonte: Net Educação
Publicado em: 24/08/2016