fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

A tecnologia como ferramenta educacional

Notícias EAD

Cresce cada vez mais a procura pelo ensino a distância. Saiba quais os benefícios dessa modalidade de estudo.

Não há como negar: os tempos atuais são a era do digital. Cada vez mais o ambiente digitalizado reflete ações do cotidiano: jogos que simulam a realidade, aplicativos que apontam pessoas que estão próximas a vocês, sites que cruzam dados para te oferecer o melhor produto e mais. Na educação não seria diferente.

Cada vez mais o modelo tradicional de aulas, em que o aluno se locomove até a instituição de ensino para assistir a uma aula por determinado número de horas cai por terra. Aulas a distância passam a ser a “nova cara” da educação no Brasil. Dados do MEC (Ministério da Educação) apontam que essa modalidade é a que mais cresce no país. Esse fato se dá aos avanços tecnológicos que possibilitam o envio de materiais, bem como um ensino em tempo real sem necessitar da presença física do orientador.

Com o advento de plataformas online que facilitam a vida do aluno e do professor, a demanda por esse modelo só cresce. Hoje, alunos estudam idiomas, por exemplo, sem precisarem sair de casa, assim como o professor também pode lecionar sem deixar a própria residência.

Para estudar via apps e demais dispositivos, basta apenas que o aluno tenha acesso à internet. Assim como em outros tipos de ensino, na aula online o professor elabora um plano de estudos. No entanto, a vantagem é que esse plano é focado nas maiores necessidades de um aluno específico, facilitando a resolução de dúvidas e o aprimoramento do estudante.

O ensino a ditância possui diversas vantagens, como a flexibilidade de horário. Em um muno contemporâneo, onde cada segundo deve ser otimizado e valorizado, ter uma possibilidade de estudar em casa enquanto se desempenha atividades secundárias ou no ônibus, por exemplo, é fundamental. A economia de tempo é fundamental nos dias de hoje.

Além disso, há também a possibilidade de estudo no ambiente de trabalho. As empresas vem autorizando que isso aconteça cada vez com mais frequência, sempre pensando no aprendizado e na melhora acadêmica e técnica do profissional. Outro benefício é que o EAD permite que o aluno continue estudando mesmo ao ser transferido ou mudar de cidade, ajudando, dessa forma, o profissional em sua adaptação.

Fonte: Administradores
Publicado em: 19/10/2016