fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

Como inovar na educação mesmo quando todas as soluções parecerem impossíveis

Notícias EAD

Nos últimos tempos temos ouvido falar muito no termo Design Thinking (DT). Ele aparece em cursos, palestras, livros, propagandas e em mais um montão de lugares! Nesse post, tivemos como objetivo entender o que é o DT e perceber a sua relação com a educação.

Um problema pode ser uma oportunidade de inovar!
Você já esteve sozinho(a) diante de uma situação tão complexa que você não conseguia nem saber qual era o problema e muito menos a solução? E quando nesse tipo de situação nem existem dados ou pesquisas prévias que te ajudem a pensar? E se esse tipo de situação exigir o envolvimento de toda uma comunidade?

Problemas dessa natureza geralmente são deixados de lado por serem considerados fora do nosso alcance ou impossíveis de se resolver. Neste momento é preciso inovar, sair da nossa zona de conforto, abrir a mente para compartilhar novas ideias e manter o otimismo para que os problemas sejam claramente definidos e possíveis soluções sejam testadas, discutidas e refinadas até que se chegue a resolução do problema. Essa abordagem que busca essa forma para inovação chama-se Design Thinking (DT) e ela tem muito a ver com educação!

Características do Design Thinking!
Para melhor compreendermos o que é o DT, veja o infográfico:

0 que e design thinking min

Fonte: Objetos de aprendizagem
Publicado em: 19/10/2016