fbpx

Sidebar

08
Qua, Maio

Alunos a distância recebem mais livros impressos que os presenciais

Notícias EAD

Segundo pesquisa da ABED junto a instituições de ensino que utilizam várias metodologias.

O alerta foi feito pela professora Betina von Staa, consultora em adoção de tecnologias em contextos educacionais e coordenadora da publicação Censo EAD.br, um levantamento de dados feito anualmente pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED): "Os alunos de cursos a distância recebem mais livros impressos do que os alunos de cursos presenciais". Sua afirmação foi feita no canal de entrevistas na rede social Youtube do professor Janes Fidelis Tomelin, diretor acadêmico de EAD na Laureate.

No levantamento que coordenou, Betina constatou que exatamente metade das instituições de ensino com cursos a distância oferecem aos seus alunos livros impressos, enquanto que entre as que oferecem cursos presenciais (eventualmente as mesmas instituições), apenas 44,6% oferecem o mesmo tipo de mídia. "É um resultado surpreendente", disse Betina.

Além disso, a coordenadora da pesquisa notou que "os cursos presenciais têm uma diversidade de recursos bem menor do que os cursos totalmente a distância". No gráfico abaixo, que consta do Censo EAD.br, verifica-se que, dos onze tipos de conteúdo utilizados pelas instituições em seus cursos e citados na pesquisa, apenas um é mais utilizado nos cursos presenciais, o item "Impressos que não sejam livros". Todos os demais, como textos digitais, livros eletrônicos, videoaulas, objetos de aprendizagem, áudios, simulações etc, estão muito mais disponíveis aos alunos de cursos a distância.

A pesquisa, que é respondida pelas instituições de ensino, "deixou evidente que houve muito investimento em conteúdo e inovação", afirmou Betina na entrevista. Na sua avaliação, a pesquisa mostrou também que, embora de forma desigual, os recursos estão presentes em todas as metodologias analisadas, o que mostra que o caminho da educação, no que se refere às diversas tecnologias à disposição dos educadores, "vai no sentido da convergência, e não o contrário".

Paradoxalmente, Betina também notou que a pesquisa indica uma baixa evolução dos recursos comunicacionais utilizados pelas instituições para se relacionar com os alunos. "Me chama a atenção que sejam recursos tão básicos", disse ela. O e-mail e o fórum ainda são os itens mais citados pelas instituições nesse quesito.

grafico censo ead

Fonte: Ache seu Curso
Publicado em: 11/11/2016