fbpx

Sidebar

28
Dom, Abr

O poder do digital: como publicar um livro usando os formatos mais populares

Notícias EAD

Você já fez toda a parte “bruta” do processo. Escolheu um objeto de pesquisa, buscou teorias, inseriu fontes e percebeu que tem algo muito interessante para contar. Chegou a hora de escrever o seu livro. Mas como fazer isso? Qual meio usar? Nós damos algumas dicas nesse post.

Não importa se o seu conteúdo será uma coletânea de textos feitos para o seu blog pessoal ou se é uma monografia, o fundamental aqui é a escolha do formato. Se antes publicar um livro era algo que demandava um grande investimento financeiro, hoje, graças ao mundo digital, isso já não é mais problema. Nós selecionamos alguns dos formatos mais – dos mais tradicionais ao mais inovadores – populares para que você possa escolher, confira:

Tenha em mente qual formato funciona melhor para o conteúdo que você quer passar. As três opções básicas se resumem a impresso, eBook ou áudio. Além de avaliar o seu gosto pessoal, verifique o que pode ser mais útil para o seu público. Caso o acesso à internet – ou a ferramentas digitais – não seja um problema para ele, o eBook pode ser a melhor opção. Se a faixa etária for muito jovem, o áudio-livro pode ser uma escolha interessante. O orçamento disponível também é algo a se considerar.

Se a sua opção for o digital, chegou a hora de ver qual formato dentro desse universo responde melhor às suas expectativas. Uma boa dica é pensar na durabilidade, na facilidade de usar e também se o formato se ajusta a diferentes dispositivos. . Veja alguns:

Um dos mais populares – e ainda muito usado hoje – é o PDF. Fácil de usar, ele torna simples a conversão para outro formato como o próprio eBook ou documento do word. O grande problema está no layout. Fixo, ele pode ser difícil de ler em telas pequenas.

Outra opção é o ePub , uma forma de publicação digital que se encontra entre as mais suportáveis, podendo ser usada em dispositivos com os mais diferentes sistemas operacionais como IOS, Android e Windows. O único contra é que arquivos nesse formato não são lidos pelo Kindle.

Se o Kindle é problema para o ePub, ele definitivamente não é para o AZW. Esse tipo de formato pode conter conteúdos mais complexos como dicionários ou a possibilidade de marcar os trechos preferidos do leitor. Funciona em vários tipos de tela, mas está atrelado exclusivamente ao Kindle.

AS ALTERNATIVAS
Você não precisa ficar necessariamente atrelado aos meios tradicionais de publicação. Alguns aplicativos, como o iBooks Author, da Apple, já oferecem a chance de criar um livro usando o design e o tipo de texto que você quiser. Uma pequena busca na sua loja de aplicativos trará opções semelhantes como o Scribble My Story e o StoryBuddy. Ou seja, opções não faltam! Não espere para compartilhar os seus conhecimentos.

Fonte: Universia Brasil
Publicado em: 28/11/2016