fbpx

Sidebar

28
Dom, Abr

Tablets que deveriam ser usados nas escolas do Paraná estão sem internet

Notícias EAD

Eles foram comprados há três anos, mas escolas têm conexões ruins. Segundo a Secretaria da Educação, não há prazo para melhorar a internet.

Tablets que foram distribuídos para os alunos da rede estadual de ensino, no noroeste do Paraná, estão praticamente sem uso. O motivo é a falta de conexão minimamente adequada à internet. Em boa parte dos colégios há conexão, mas ela não é suficiente para atender as salas de aula, onde ficam os alunos.

Os equipamentos foram comprados em 2013, com o objetivo de deixar as aulas mais atrativas e facilitar o aprendizado. Dos 11 colégios estaduais de Paranavaí, apenas dois conseguem usar os aparelhos e, ainda assim, de forma precária.

Para todo o estado, o investimento foi de R$ 62 milhões. Coube aos núcleos regionais de educação distribuir os aparelhos nas escolas. Em uma segunda etapa, o projeto previa a instalação de internet sem fio em todas as escolas beneficiadas.

"Hoje, nós temos uma internet aqui, mas é uma internet de pouco alcance. Ela é limitada à secretaria, à sala dos professores e algumas salas. As primeiras salas têm alcance. Depois das primeiras, fica difícil esse alcance", conta a diretora de um dos colégios da cidade, Luci Maria Dias Onório.

De acordo com Cleverson Cirino, do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, não há prazo para que o problema seja solucionado. De acordo com ele, já há um projeto em andamento, para avaliar a viabilidade do uso dos tablets. "É um estudo junto com a Secretaria Estadual de Educação e a Copel, que está trabalhando isso em uma escola piloto, com o intuito de melhorar a conectividade", diz.

A professora Mirella Meurer Teixeira, do Colégio Estadual de Paranavaí, encontrou um jeito de usar os tablets, em modo offline. "Eles são muitos aparelhos. E todos eles conectados à internet, a internet não aguentaria", diz.

Os tablets também foram distribuídos a professores. Para os docentes, o equipamento deveria ser usado como diário de classe, onde seria anotada a presença dos alunos em sala de aula e também as notas. No entanto, isso também fica difícil sem o uso da internet.

Fonte: G1
Publicado em: 30/11/2016