fbpx

Sidebar

06
Seg, Maio

Ensino à distância para jovens e adultos nas escolas públicas do Espírito Santo

Notícias EAD

Também no ano que vem serão implantados sete municípios do Estado passarão a contar com Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Neeja).

Com o intuito de inovar e facilitar o atendimento educacional aos jovens e adultos de todo o Estado, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), implantará, a partir de 2017, a modalidade semipresencial. Nesse formato, os estudantes terão aulas presenciais de terça a quintas-feiras, além de contar com reforço de uma plataforma digital.

“A Educação de Jovens e Adultos (EJA) agora passará a ser híbrida, trazendo mais flexibilidade para o aluno. Essa é uma modalidade na qual muitos estudantes já são trabalhadores e conciliam trabalho e estudo. Nosso objetivo maior é facilitar a vida do cidadão”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, em entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira (19).

Além da modalidade EJA semipresencial, o secretário também anunciou mais uma novidade. É que sete municípios - Afonso Cláudio, Alegre, Cariacica, Governador Lindenberg, Nova Venécia, São Mateus e Vila Velha - passarão a contar com Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Neeja), além das quatro cidades que já contam Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja).

Como o EJA semipresencial irá funcionar
A partir de 2017, a modalidade de ensino EJA passará a ser semipresencial: a carga horária será de 12 aulas presenciais (semanais) que ocorrerá na terça, quarta e quinta-feira.

Os professores das disciplinas, exceto educação física, encaminharão atividades a serem executadas nas 2ª e 6ª feiras para que os alunos no tempo não presencial possam fazer exercícios de fixação dos conteúdos dados, reforço, pesquisa e produções.

Além disso, o professor terá como apoio didático a coleção de livros específicos, a plataforma Sedu Digit@l, a plataforma Currículo Interativo, entre outros, a fim de subsidiar seu planejamento e avaliação.

O horário da oferta dos cursos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, na forma semipresencial, continuará o mesmo do já praticado nos anos anteriores, nas escolas que ofertam EJA.

Para se matricular, o interessado deve realizar a pré-matrícula, de 26 de dezembro a 06 de janeiro, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2017.

Fonte: Folha Vitória
Publicado em: 21/12/2016