fbpx

Sidebar

27
Sáb, Abr

Aplicativos Google podem aumentar a produtividade de professores

Notícias EAD

Ferramentas gratuitas para administração das atividades acadêmicas.

A tecnologia vem sendo muito bem aproveitada em diversas áreas, inclusive na educação. Além de ser benéfica para os alunos, que hoje têm à disposição uma enorme quantidade de conteúdo multimídia no YouTube, aplicativos Google também podem ajudar no rendimento e na produtividade de professores. Entenda como.

Organização
O Google Classroom combina Google Docs, Google Drive e Agenda para ajudar os professores a criar e corrigir tarefas sem papel. O profissional pode rapidamente ver quem completou ou não uma atividade, fornecer feedback e notas em tempo real para os alunos individualmente. Além disso, o Google Classroom cria automaticamente pastas do Google Drive para cada atividade e para cada aluno. Os professores e alunos conseguem ver facilmente quais as próximas tarefas e suas pendências em sua página personalizada.

Preparação das aulas
Essa é uma etapa que pode levar muito tempo, seja em casa ou na escola. Quando há mobilidade, fica mais fácil aproveitar cada espaço de tempo para produzir mais e melhor. Assim, uma possibilidade é utilizar o Google Docs para montar roteiros de aula, apresentações e outras tarefas. Ao fazer isso, a elaboração dessas atividades pode ser realizada em qualquer lugar. Além disso, evita-se a improdutiva situação em que o computador desliga sem querer e o resultado é a perda de um arquivo que não havia sido salvo.

Planilhas com os desempenhos dos alunos
Quando chega a época de provas, geralmente leva-se tempo para calcular a média de todos os alunos. Em vez de passar por isso, uma solução é montar planilhas no Google Planilhas com os desempenhos dos alunos para realizar um acompanhamento constante. Pode ajudar, inclusive, na correção, por meio de tabelas com a pontuação de cada questão do teste aplicada para todos os alunos, e ainda agilizar este processo por meio de planilhas exportadas direto do Google Classroom.

Mobilidade de arquivos importantes
Nunca se sabe quando um professor vai precisar substituir outro, ou quando será necessário puxar o diário de faltas dos alunos. Essas informações geralmente constam em diferentes documentos, que podem ser armazenados na nuvem do Google Drive. A aplicação permite o salvamento de todo arquivo importante, de maneira organizada, em pastas específicas.

Fonte: ARede
Publicado em: 21/12/2016