fbpx

Sidebar

27
Sáb, Abr

Literatura na escola

Notícias EAD

Como trabalhar a literatura na escola, aliando o prazer da leitura à formação de leitores e à aprendizagem de conteúdos relacionados a diversos campos do saber? Foi essa pergunta que gerou o novo Especial multimídia da Plataforma do Letramento.

As atividades sugeridas em Literatura na escola se baseiam no Mapa da literatura brasileira, outro Especial multimídia da Plataforma do Letramento, que apresenta autores e obras de diversas regiões do país. As sugestões de atividades do Especial Literatura na escola propõem a articulação da leitura literária com outras linguagens e formas de expressão: teatro, cinema, ilustração, sarau, cordel, animação... As propostas possibilitam transpor os limites da Língua Portuguesa, envolvendo professores de diversas disciplinas; ultrapassar os muros da escola trazendo a participação da comunidade; extrapolar as fronteiras geográficas fruindo a diversidade cultural em torno das obras e por aí vai! E o principal: convidam à invenção, à criação dos docentes e dos estudantes, que podem adaptar as atividades a seus interesses e realidades.

O Especial traz, ainda, projetos de leitura desenvolvidos por educadores de várias regiões do país. Eles enviaram contribuições por meio da campanha Literatura na escola, realizada pela Plataforma em junho de 2016. Além disso, o Especial traz dois divertidos testes literários e uma rica midiateca com materiais diversos sobre literatura. Clique aqui e navegue pelas atividades.

Fonte: Plataforma de Letramento
Publicado em: 04/01/2017