fbpx

Sidebar

27
Sáb, Abr

Ibict lança Biblioteca Digital de Juventude e guia para gestão de bibliotecas em software livre

Notícias EAD

Em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude, também foi lançado o Guia do Usuário do Koha, uma publicação com todas as orientações sobre o primeiro sistema completo de gestão de bibliotecas e centros de documentação em formato de software livre e aberto.

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) lançaram nesta quinta-feira (6) a Biblioteca Digital de Juventude e o Guia do Usuário do Koha, uma publicação que orienta como utilizar o software Koha – método de gerenciamento digital de bibliotecas totalmente operado via internet. A parceria das duas instituições tem o objetivo de desenvolver um modelo de ecossistema de informação para a secretaria.

"A entrega desses produtos significa o resultado já bastante consistente do projeto que vem sendo desenvolvido pelo Ibict e SNJ, pelo qual estamos organizando tudo que já foi produzido na área, criando novos conhecimentos, disponibilizando o que a secretaria produz para que possamos atender esse grande número de jovens", disse a diretora do Ibict, Cecília Leite.

"Foi essencial desenvolvermos esse trabalho, pois a secretaria transcende as funções de gestão, sendo um ponto de divulgação e disseminação de informações relevantes sobre juventude e políticas públicas", acrescentou o secretário Nacional de Juventude, Francisco de Assis Costa Filho.

Segundo o coordenador de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia do Ibict, Milton Shintaku, o Guia do Usuário do Koha é o primeiro sistema completo de gestão de bibliotecas e centros de documentação em formato de software livre e aberto. "Ele vem ocupar um espaço vago na literatura técnica, atendendo às necessidades dos usuários do Koha, registrando o conhecimento gerado pelo projeto na SNJ e servindo de base para usuários."

Fonte: MCTIC
Publicado em: 10/04/2017