fbpx

Sidebar

30
Ter, Abr

5 Dicas para usar a Aprendizagem Ativa em Treinamentos On-Line

Notícias EAD

Como a aprendizagem ativa pode ser aplicada a um ambiente on-line? Mais importante ainda, como podem os seus empregados beneficiar dele durante o seu treinamento on-line? Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a integrar o aprendizado ativo em seu treinamento on-line:

1) Use uma variedade de estratégias de aprendizagem.
De acordo com a teoria das Inteligências Múltiplas, diferentes pessoas aprendem de maneiras diferentes. Uma das maneiras mais eficazes de promover o aprendizado ativo é seguir uma abordagem centrada no aluno e, em seguida, incorporar vários métodos de aprendizagem nele. Considere a possibilidade de combinar discussões on-line com questionamentos provocadores, brincar com histórias e exercícios de resolução de problemas com imagens e gráficos atraentes; Desta forma, você vai encontrar diferentes necessidades de aprendizagem e facilmente envolver todos os seus alunos, sejam eles auditivos, visuais, cinestésicos, e assim por diante.

2) Siga uma abordagem de aprendizado com erros. 
Para colocar a idéia de brainstorming para a prática, você precisa encontrar maneiras de ajudar seus funcionários a desenvolver suas habilidades de pensamento crítico, sem o medo do fracasso. Considere aproveitar o aprendizado baseado em erros criando uma série de perguntas sobre cenários de eLearning que oferecem espaço para cometer erros e incentivar seu público a concentrar a atenção no conteúdo do eLearning em um ambiente sem risco.

3) Incentivar a colaboração.
A aprendizagem social é uma ótima maneira de colocar a aprendizagem ativa em prática, pois cria oportunidades para discutir idéias, bem como colaborar em projetos de grupo e apresentações. Gere discussões on-line em um fórum on-line ou em mídias sociais, onde seus funcionários podem expressar-se livremente, compartilhar suas idéias e preocupações, comparar suas notas e discutir os pontos-chave de seu treinamento on-line. Basta lembrar-se de estabelecer uma netiqueta para a participação adequada e eficaz comunicação on-line.

4) Foco na interatividade.
Quanto mais os elementos interativos do seu curso de formação on-line, maior será o grau de aprendizagem ativa. Há uma variedade de formas de integrar a interatividade em seu curso de eLearning, desde simples interações de arrastar e soltar até fascinantes jogos eLearning e vídeos de alta qualidade. Mesmo uma típica apresentação estática pode ser interativa , desde que você escolha a ferramenta de autoria certa para ajudá-lo a transformá-la em um meio dinâmico.

5) Conecte seu treinamento on-line com o mundo real. 
Não importa o quão bem concebido o seu curso de formação online é, não será de muito uso se for irrelevante para seus funcionários. Um dos maiores benefícios do aprendizado ativo é que ele permite que o público aplique o que está aprendendo; Portanto, lembre-se sempre de criar exemplos adequados, casos adequados e problemas relevantes a serem resolvidos. Use cenários baseados na realidade, vídeos de demonstração que explicam claramente os procedimentos de trabalho e simulações de eLearning que inspiram seus funcionários a analisar suas próprias estratégias de resolução de problemas. Desta forma, você vai se certificar de que o seu público permanece focado e envolvido, como a informação é sempre melhor retida quando ele pode ser posta em uso.

Fonte: Ibdin
Publicado em: 03/05/2017