fbpx

Sidebar

28
Dom, Abr

Dicas para adicionar Podcasts no eLearning

Notícias EAD

Há uma variedade de razões pelas quais você pode querer considerar adicionar podcasts ao seu curso de eLearning. Do aumento do envolvimento do aluno à maior retenção de conhecimento, os benefícios da integração de podcasts em seu curso de eLearning valem bem o tempo e os recursos que você vai investir.

Afinal, podcasts pode dar-lhe a oportunidade de tornar o aprendizado divertido, informativo e emocionante para os seus alunos, para não mencionar mais eficaz.

1. Brainstorm para gerar idéias ou tópicos que são relevantes e divertidos.
Antes mesmo de começar a escrever o script e gravar o seu podcast, você vai querer pensar em idéias ou tópicos que você considera como valioso e divertido para os alunos, porque a ideia é manter os alunos engajados e levá-los entusiasmados durante o curso. Reúna algumas idéias para o seu primeiro podcast de eLearning, tente manter as coisas simples, enquanto ainda oferece aos seus alunos informações valiosas, para evitar a sobrecarga cognitiva.

2. Reúna as ferramentas de criação de podcast necessárias de antemão.
Descubra quais ferramentas você vai precisar antes de seguir em frente. Você tem um microfone que vai ajudá-lo a produzir um som de qualidade? Você tem as ferramentas gratuitas de podcast que podem lidar com o processo de edição e renderização? Todas estas ferramentas irão ajudá-lo a criar um podcast de qualidade.

3. Crie um script ou um esquema para agilizar o processo.
Mesmo que você não esteja planejando escrever um script, ainda é uma boa idéia ter, pelo menos, um esboço que pode ajudar a mantê-lo no caminho certo durante sua sessão de gravação. Dentro deste esboço, você pode anotar pontos importantes ou tópicos que você queira abordar, recursos ou referências inestimáveis que você gostaria de mencionar, assim como uma breve visão geral de como você gostaria de estruturar seu podcast.

4. Ensaie antes de começar a gravar o podcast.
É sempre sábio fazer um ensaio prático antes de começar a gravar, pois permitirá que você resolva quaisquer problemas que você não tinha previsto. Por exemplo, durante a execução da prática, você pode descobrir que a sala que você está usando tem muito ruído de fundo ou que precisa se afastar do microfone para reduzir a distorção vocal. Fazendo isso, também permitirá que você aperfeiçoe o seu tom e ritmo. Tenha em mente que seu primeiro podcast não precisa ser perfeito, mas evitar essas armadilhas comuns pode ajudá-lo a aumentar significativamente seu valor de produção.

5. Utilize software de edição gratuito para melhorar o profissionalismo do seu podcast.
Há uma variedade de ferramentas de edição gratuitas que você pode usar para tornar seu podcast som mais profissional e polido. Audacity é uma das opções mais populares, que você pode baixar e usar absolutamente gratuitamente.

6. Considere uma variedade de métodos de entrega.
Você pode oferecer seus podcasts através de várias plataformas de entrega. Em vez de apenas oferecê-lo em um lugar, você também pode incluir links de download para seu podcast diretamente no seu curso ou site. Isto dará aos alunos a oportunidade de ter acesso imediato ao podcast. Você também pode criar um feed RSS que permite que os alunos saibam quando você fez o upload de um novo podcast.

Fonte: IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional
Publicado em: 12/06/2017