fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

Saiba qual a diferença entre curso EAD e semipresencial

Notícias EAD

Cada modelo de curso a distância possui suas características. Este artigo vai mostrar qual o melhor para você.

Sempre teve o sonho de terminar um curso do ensino superior e receber um diploma, mas está sem tempo na agenda? Quer realizar uma segunda graduação ou mestrado para conquistar aquela promoção, porém não consegue encaixar nada na programação? Calma, existe solução para você.

Cursos que podem ser feitos a distância têm ganhado relevância e espaço no cenário educacional brasileiro. Seus benefícios são notáveis, como a possibilidade de flexibilizar os horários e dispensar a necessidade de viagens/mudanças.

Você sabe quais são as diferenças entre as modalidades EAD e semipresencial? Vamos conhecê-las.

Ensino a distância
Nos cursos puramente EAD, ou ensino a distância, a grande maioria das atividades do aluno são desenvolvidas no ambiente virtual respectivo do seu curso – também são chamados pela sigla AVA, ambiente virtual de aprendizagem. Essa é a interface que reúne os conteúdos relevantes para o estudante, material para disciplinas e avaliações, bem como canais para consultas e solicitações.

Sendo assim, nos cursos da modalidade EAD o contato pessoal entre estudantes e professores é reduzido e a maior parte dos atendimentos é realizado a distância. No entanto, os encontros presenciais (como avaliações e aulas específicas ou reuniões de orientação) em pólos locais das instituições continuam existindo, em maior ou menor escala –frequência trimestral ou semestral, por exemplo.
A modalidade EAD requer bastante disciplina por parte do aluno, visto que as idas aos pólos são menores e a programação e organização ficam por conta do estudante.

Semipresencial
Cursos do tipo semipresencial podem ser divididos em duas categorias: aqueles que têm origem em cursos presenciais e os de origem em cursos a distância.

A primeira categoria abarca cursos presenciais que possuem uma porcentagem das suas atividades realizadas em ambiente virtual. São recomendados se você procura realizar um curso presencial com mais flexibilidade em algumas disciplinas.
Já o segundo tipo engloba cursos a distância que incluem maior frequência de encontros presenciais do que nos EAD. Também ocorrem, nesta modalidade, aulas transmitidas ao vivo e outras interações aluno-professor. A ideia é de ter a dinâmica do EAD aliada às conveniências do contato pessoal com docentes e colegas.

Também existem semelhanças entre EAD e semipresenciais. Em ambos, a tecnologia de comunicação é amplamente empregada, garantindo a diminuição de barreiras geográficas, espaciais e até mesmo econômicas (por oferecem opções financeiramente mais acessíveis).


Em qualquer caso, procure sempre ter a garantia de que a instituição tem seus cursos todos reconhecidos pelo Ministério da Educação – seria um problemão ganhar um diploma sem valor, correto?

Fonte: Universia