fbpx

Sidebar

27
Sáb, Abr

Infográfico: 7 dicas para um ensino a distância eficiente

Notícias EAD

Formar profissionais para atuarem no ensino a distância pode ser um caminho complicado. Preparamos sete dicas para ajudar você nesta tarefa.

Infográfico EAD

1. Valorize o professor: Parte fundamental da aprendizagem, o papel do professor sofre mudanças ao implementar novos caminhos pedagógicos. Aposte na integração do profissional com a ferramenta e facilite sua adaptação aos novos meios.

2. Invista em conhecimento:  O mercado oferece alternativas e soluções para instituições de ensino que queiram modernizar seu método de ensino de forma integrada com a vanguarda da educação no Brasil. Empresas como a Sagah oferecem conteúdos e treinamentos voltados para IES que queiram se posicionar de forma competitiva em um mercado cada vez mais forte.

3. Aposte em metodologias ativas: O Ministério da Educação tem aberto espaço para o crescimento do ensino não-presencial. De carona na regulamentação, crescem as oportunidades de implementar experiências que já são sucesso no exterior, em um sistema que valoriza o engajamento e estimula a curiosidade do aluno.

4. Inverta a sala de aula: Estudar em casa, debater e desenvolver projetos práticos em sala de aula. Com este roteiro, o sistema flipped classroom tem ganhado espaço em modalidades semipresenciais. Mais do que apenas transmitir conteúdo, a preocupação é desenvolver o conhecimento.

5. Professor como aluno: É importante que os docentes que participem de projetos de capacitação para ensino à distância tenham conhecimento total de como o aluno interage com a plataforma.Conhecendo as possibilidades das ferramentas digitais, o profissional pode ser criativo e buscar as melhores formas de ensinar.

6. Mão na massa: O ensino ativo estimula os alunos a colocarem em prática o que aprendem. Cabe ao professor dar oportunidade de ser a ponte entre os livros e o mundo real, ao aplicar os conceitos ensinados em situações cotidianas do profissional em formação.

7. Comunicar é preciso!: Educadores são, via de regra, grandes comunicadores. Aproveitar a familiaridade dos docentes com a oratória e aplicá-la em novas mídias é parte fundamental dos novos processos de aprendizado. Seja em vídeos, em blogs ou nas redes sociais, as ferramentas da web são uma excelente forma de aproximar o aluno do ensino.

BÔNUS: Seja sempre um aprendiz: A educação mudou radicalmente nos últimos vinte anos. Novas formas de aprender e de ensinar foram inventadas e implementadas, e este movimento nunca irá parar. Gestores e educadores precisam estar atentos às novidades, buscando sempre a atualização. Que tal começar um novo curso de capacitação on-line hoje mesmo?

Fonte: Desafios da Educação