fbpx

Sidebar

01
Qua, Maio

Cursos a distância cada vez mais perto dos estudantes

Notícias EAD

Preços do ensino online, cerca de 30% mais baratos que os presenciais, são um dos atrativos.

Fazer um curso, seja de graduação, técnico, pós, preparatório para concursos ou de idiomas, é possível mesmo sem frequentar uma sala de aula. Basta o interessado escolher entre as diversas opções disponíveis no mercado dos cursos da modalidade EAD – ensino a distância. O Censo de Educação Superior 2016, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), confirma o crescimento desse tipo de curso no país. Entre 2015 e 2016, o número de matrículas em cursos de graduação a distância teve alta de 7,2%, enquanto que na modalidade presencial diminuiu 1,2%.

No período de dez anos, a participação no total de matrículas cresceu de forma expressiva. Em 2006, 4,2% dos universitário eram frequentadores de cursos de EAD. Em 2016, essa modalidade passou a responder por 18,6% das matrículas no Brasil.

Para a professora e conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Ivete Palange, são vários os motivos que levam os estudantes a procurar cursos a distância. Entre eles, está o acesso mais fácil à tecnologia. “Antigamente, os cursos a distância dependiam dos Correios. Anos depois, passaram a ser feitos pela TV e, em seguida, pelo computador. Hoje, o estudante pode ter acesso às aulas pelo smartphone”, analisa.

Fonte: O Tempo