fbpx

Sidebar

19
Dom, Maio

Brasileiros conquistam 2º lugar em campeonato mundial de robótica

Notícias EAD

Alunos de São Paulo também levaram o prêmio de "Melhor Programação". O tema escolhido pela equipe foi a saga Star Wars.

Por Gessyca Rocha, G1, São Paulo

Uma equipe de estudantes brasileiros conquistou na quinta-feira (21) o segundo lugar e prêmio de "Melhor Programação" na Copa do Mundo de Robótica. Ao todo, cerca de 88 equipes do mundo inteiro competiram no RoboCup, realizada em Montreal, no Canadá. Os brasileiros só ficaram atrás da equipe japonesa.

Os alunos do ensino médio do Colégio Objetivo competiram no nível OnStage: modalidade de robótica em que humanos e robôs autônomos, devem criar uma apresentação no palco. Os robôs não podem ser tocados por humanos, mas interagir com eles.

"Foi surreal a gente chegar e ver todas as equipes do mundo apaixonados pela robótica, trocamos ideias, discutimos projetos, é bem rica a competição, por que realmente traz o melhor dos melhores", conta o Felipe Bagni, integrante da equipe do Brasil.

Para se classificarem no mundial, os alunos venceram o campeonato brasileiro e latino-americano de robótica, uma conquista que deixou o professor e coordenador da equipe brasileira confiante com o mundial.

"Ficamos muito perto do Japão, mas é uma vitória importantíssima. Eu estou muito feliz e orgulhoso dos meus alunos, da equipe, todos trabalhamos muito, estou com a sensação de dever cumprido". - Almir Brandão Jr.

Apresentação
Os estudantes escolheram o tema da saga Star Wars para apresentação. Foram dois robôs selecionados para interação, o primeiro - em tamanho natural - simulou uma batalha entre Darth Vader (robô), Luke Skywalker (aluno). O segundo robô tocou música da saga no teclado.

"A gente ficou muito satisfeito e orgulhoso com o resultado, todo esse o processo pra chegar na competição foi o que mais contou. É algo surpreendente, mostra que o nosso país não está atrás, que temos potencial em tecnologia, é uma conquista especial", conclui o jovem Felipe Bagni.

Gonte: G1