fbpx

Sidebar

17
Sex, Maio

Universidades representam 8% da rede de ensino superior, mas detém 53% das matrículas no Brasil

Notícias EAD

De acordo com o Censo da Educação Superior de 2017, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil possui 2.448 Instituições de Ensino Superior (IES). Dessas, 296 são públicas e 2.152, privadas. Apenas 199 possuem o status de universidade, correspondendo por 8,1% do total. Apesar disso, reúnem 53,6% das matrículas — ou 4,4 milhões de estudantes.

As faculdades correspondem a 82,5% do total, com 2020 instituições de ensino. Em número de matrículas, estão em segundo lugar, com 2 milhões de estudantes. Em seguida, estão os centros universitários (com quase 1,6 milhão de matrículas) e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), com 182 mil matrículas.

Oferta de cursos

No ano passado, foram ofertadas 10,7 milhões de vagas em cursos de graduação, sendo 9,9 milhões pela rede privada e 823 mil pelo sistema público. Em média, as instituições de ensino oferecem 14 cursos de graduação. Só 2,3% possuem 100 ou mais cursos, sendo que 92% são na modalidade presencial. O grau predominante é o bacharelado, com 57,8%. Além disso, o número de alunos ingressantes apresentou alta de 8,1%, impulsionado, principalmente, pela modalidade de Ensino a Distância (EaD).

Perfil de alunos e professores

Em relação ao número de matrículas, o sexo feminino é predominante. Nos cursos presenciais, a idade média é mais baixa do que no Ensino à Distância: 21 anos e 29 anos, respectivamente. No caso dos professores, a idade média é de 36 anos e a maioria é composta por homens. No sistema público, a predominância é de docentes com doutorado, enquanto nas instituições privadas predomina o mestrado.

Em relação ao regime de trabalho, nas instituições públicas de ensino a predominância é do regime integral. Já na rede privada predomina o regime parcial.

O Censo da Educação Superior é elaborado anualmente e visa oferecer informações detalhadas sobre o nível de graduação no País. Além disso, busca guiar as políticas públicas do setor. Os dados são coletados em questionários preenchidos pelas IES ou por meio do Sistema e-MEC.

Fonte: Divulgação