fbpx

Sidebar

17
Sex, Maio

Ampliação de provedores de banda larga beneficia EAD no Brasil

Notícias EAD

O modelo de ensino superior vem sofrendo uma mudança estrutural e o aprimoramento da conexão é crucial para o processo.

Foram várias as tentativas de promover uma forma mais inclusiva de ensino superior, mas o alcance sempre foi uma questão problemática. Desde aulas por correspondência ou telecursos de graça na televisão, nada se compara ao alcance que a educação a distância tem hoje no Brasil, muito graças ao avanço tecnológico e à melhora do serviço de conexão no país inteiro.

O EAD, como é conhecido, permite ao aluno adequar o curso ao seu cotidiano, e não o contrário. Porém, é necessário que haja alguma conexão para acessar a rede e ter contato com o conteúdo.

Recentemente, em pesquisa divulgada pela TIC Provedores, ficou claro que a acessibilidade tem sido aprimorada em um forte ritmo no país. Um dado importante é que, dentre todas as possibilidades, a oferta de conexões via fibra óptica cresceu de 49% em 2014 para 78% em 2017. A fibra óptica ocupa, hoje, o espaço que anteriormente era do fio de cobre por ter um forte ritmo de transmissão de informação digital.

O EAD também tem crescido e se beneficia desse tipo de situação, além de programas favoráveis do governo, que visam a inclusão social. De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2015 divulgados pelo Ministério da Educação, o método de educação a distância teve um crescimento de surpreendentes 1000% nos últimos dez anos. O que era composto por 100 mil alunos em 2005 atingiu níveis fenomenais de 1,4 milhão em 2015.

A expectativa é de que, em 2020, os estudantes matriculados em cursos superiores cadastrados no método EAD representem 50% do total de alunos do ensino superior no Brasil. Essa tendência deve continuar nos próximos anos -- o modelo de bacharelado, licenciatura e pós-graduação a distância deve se tornar mais expressivo ao longo do tempo.

É claro que esse contexto depende da expansão e da sofisticação das conexões de internet, mas esse fenômeno já vem acontecendo e não dá sinais de que vá retroceder. É um momento de transformação de costumes e rompimento de paradigmas com um avanço tecnológico muito rápido, e é muito importante ficar atento para não ser pego de surpresa pelos novos tempos.

Fonte: Divulgação