fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

O estudo a distância na era dos MOOCS

Notícias EAD

O estudo a distância é uma modalidade de aprendizado que existe há mais tempo do que se imagina. No século 19, foram criados alguns cursos por correspondência, principalmente no campo do ensino de idiomas. E no final deste mesmo século, algumas universidades americanas já ofereciam esta modalidade como cursos de extensão universitária.

Ao longo do século 20, o estudo a distância passou por sucessivas mudanças levadas a cabo por novas invenções tecnológicas no campo da comunicação. Inicialmente devido ao rádio, que fez com que cursos fossem ministrados por áudio, e posteriormente a televisão trouxe a modalidade dos telecursos.

Os novos sistemas de armazenamento de dados em mídia: videocassete, fitas K7, CD´s e DVD´s permitiram que os cursos pudessem ser gravados e vendidos como qualquer outro produto, mas sem o acompanhamento do professor.

Todas as modalidades de estudo a distância citadas coexistem. Ainda hoje, existem cursos por correspondência, programas educativos no rádio e telecursos televisivos. De uma forma geral, nenhum deles apresentou uma grande ruptura em relação ao modelo anterior de educação a distância, até a criação dos MOOCs.

O conceito de MOOC
A sigla MOOC é de origem inglesa e significa Massive Open Online Course (curso aberto online e massivo), o que quer dizer que eles são abertos e voltados para um grande público que acessará o conteúdo do curso completamente online.

Esta modalidade de estudo a distância mereceu ganhar um artigo no New York Times de 2012, onde se pode ler que aquele era o ano dos MOOCs. Se 2012 foi o ano dos MOOCs com 2 milhões de estudantes, 40 universidades afiliadas e 250 cursos; em 2019, já eram 101 milhões de estudantes, mais de 900 universidades e 11.400 cursos!

Evidentemente, o movimento dos MOOCs só cresceu de lá para cá. Mas por que eles fazem tanto sucesso e quais vantagens, ou desvantagens, estes cursos oferecem em relação aos outros cursos de estudo a distância?

Vantagens dos MOOCs
Para começar, os MOOCs são a modalidade mais democrática de estudo a distância. Não existe número limite nas turmas, as aulas podem começar em qualquer época que o aluno se matricular e não existem mensalidades nem taxas de matrícula. Paga-se somente uma taxa para o aluno que deseja obter um certificado, que inclusive pode ser entregue na forma física ou digital.

Outra vantagem é que o aluno pode obter certificados de conclusão de curso emitidos pelas universidades mais respeitadas do mundo. Além disso, existe a participação nos fóruns de discussão online, onde o aluno troca ideias e impressões com seus colegas.

Plataformas de MOOCs como o Coursera, ainda oferecem a possibilidade de auxílio financeiro para os alunos que não conseguem arcar com as despesas de pagamento do diploma de conclusão dos cursos.

Para alunos mais avançados ainda existe a possibilidade dos cursos integrados, que funcionam como uma especialização. Os MOOCs funcionam como qualquer curso universitário. O aluno assiste às aulas dos professores como se estivesse na sala de aula, as dúvidas podem ser enviadas por escrito, e os professores ainda enviam avaliações e observam a participação dos alunos nos fóruns. A vantagem é que os professores tendem a criar aulas diferenciadas,com o uso de imagens, slides e vídeos.

Caso o aluno não possa mais acompanhar os cursos dentro dos horários que são estipulados, ele pode recalcular os prazos do seu próprio curso para não ficar atrasado. Os diplomas são reconhecidos e valem para o currículo profissional dos alunos. Somando-se a isso a comodidade de poder estudar de qualquer lugar, os MOOCs se tornaram uma das melhores opções de estudo a distância.

Era dos MOOCs
Não sabemos ao certo se os MOOCs vieram para ficar, mas podemos ter certeza de que eles representam uma ruptura de paradigma em relação aos velhos cursos por correspondência e telecursos.

Além de exigirem do aluno uma postura pró-ativa, os MOOCs fazem com que os alunos tenham mais responsabilidade e disciplina, pois a falta de um professor cobrando dá espaço para que o aluno cobre dele próprio.

Talvez estudar em universidades como Harvard ou Oxford possa ser ainda um sonho distante para muitos. Mas ser ouvinte de cursos destas universidades e ainda obter certificados delas está mais perto do que se imagina.

Fonte: Universia Brasil