fbpx

Sidebar

08
Qua, Maio

Mestrado profissional a distância: entendendo o conceito

Notícias EAD

Apesar de soar como novidade, o mestrado profissional foi criado no Brasil em 1998 pela CAPES, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos profissionais que já atuavam na área profissional. O mestrado profissional a distância se adapta bem a esta realidade, pois a educação a distância é voltada principalmente para as pessoas de mais idade que já trabalham.

Uma busca mais apurada na internet irá revelar que houve um crescimento na oferta de cursos nesta modalidade a distância, desde a década de 90 até os dias de hoje. Na realidade, houve uma explosão de cursos online em geral, como um reflexo também de um maior acesso à digitalização por parte da população brasileira.

O mestrado profissional vale tanto quanto o acadêmico, os dois são stricto sensu, a diferença é que o mestrado profissional possui um foco maior na atuação profissional, ao passo que o mestrado acadêmico, como o nome já diz, é voltado para o magistério superior e pesquisa.

Na realidade, o mestrado profissional é conhecido nos Estados Unidos como M.A. (Master of Arts) ou MBA (Master of Business Administration). O mestrado acadêmico é chamado de M.Sc (Master of Sciences).

A proposta original do governo brasileiro era que os mestrados no Brasil contemplassem o lado profissional e o lado acadêmico, mas o que aconteceu de fato foi que os mestrados possuem um foco meramente acadêmico e são preparatórios para o doutorado.

MESTRADO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA

Como o mestrado profissional é voltado principalmente para profissionais que já atuam em suas áreas de formação, dizer que um mestrado profissional é ministrado a distância soa como um pleonasmo ridículo.

A CAPES oferece mestrado profissional a distância para professores da rede pública de educação básica (PROEB) com possibilidade de bolsa. Para fazer jus à bolsa, o professor precisa ter completado o estágio probatório e comprovar efetiva docência.

Portanto, o professor além de poder estudar no conforto do lar ainda poderá fazer jus à uma bolsa de estudos.

Muitas redes públicas de ensino possuem planos de carreira, e possuir um mestrado stricto sensu acrescentam alguns por cento de acréscimo ao salário. Ademais, o mestrado é uma condição quase sine qua non para a obtenção do doutorado, e isto acrescenta uma porcentagem ainda maior ao salário para aqueles que possuem plano de carreira.

Por outro lado, o profissional de magistério mesmo que esteja desempregado e não faça jus à bolsa, poderá com o grau de mestre utilizá-lo nas provas de títulos de vários concursos.

Estudar a distância é também uma excelente maneira de driblar a crise e economizar com passagem e alimentação

Finalmente, no contexto de extrema violência que se vive no Brasil, quanto menos se puder sair de casa melhor, e o mestrado profissional a distância fornece tudo isso e um pouco mais.

Fonte: Universia Brasil