fbpx

Sidebar

26
Sex, Abr

Se preparando em casa para o mercado

Notícias EAD

O mercado de trabalho brasileiro está cada dia mais concorrido pelas poucas vagas disponíveis e, quando há uma chance, o contratante dá preferência ao profissional que demonstre ter maior produtividade com habilidades diversas e especializações.

Enquanto o emprego não está garantido, estudantes e profissionais que ainda não se integraram ao mercado, podem investir seu tempo no aprendizado de novas habilidades para aprimorar seus currículos. E, neste caso, oferta não falta. Diversas instituições como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Politécnico de Ensino a Distância (Iped) e Prime, oferecem cursos onlines de educação à distância por baixo custo, e até mesmo gratuitos.

Grande parte destes cursos não possui seleção de alunos, qualquer um pode ter acesso aos conteúdos. Na plataforma da FGV existe uma grande variedade de áreas disponíveis (direito, administração, estratégia e negócios, Economia, Educação), e para estas áreas a instituição oferece, sem custo, cursos de planejamento e estratégia, introdução à criação e execução da estratégia, planejamento de aposentadoria, conceitos básicos de matemática financeira, entre outras opções.

A diretora de Gestão Acadêmica do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) da Fundação Getúlio Vargas, Mary Murashima afirma que os cursos gratuitos mais procurados são fundamento das relações internacionais, análise introdutória sobre crédito e regras de crédito, e introdução ao tema de liderança. Há inclusive opções mais básicas para quem vai gastar a lábia tentando arrumar o emprego, com cursos para melhorar a comunicação pessoal.

No Iped há oportunidades gratuitas para diversas áreas profissionais. A plataforma dispõe cursos para conhecimento sobre games (Introdução ao Autocad 2013; Introdução ao 3D Game Studio; Autocad: Blocos), administração (auxiliar de escritório: departamento administrativo; Introdução ao planejamento estratégico; Produtividade: aprendendo a administrar o tempo; Introdução ao cargo de auxiliar de escritório, entre outros), para área ambiental (Introdução a gestão ambiental e recursos hídricos), além de outros conteúdos para as áreas de animações e design, arquitetura e engenharia, artesanato, biomedicina, preparatório para concursos públicos, contabilidade, e muito mais.

Para aqueles que desejam desenvolver e conhecer mais sobre um mundo do comércio, a instituição de ensino superior Insper oferece cursos gratuitos como o de introdução ao marketing analítico. O curso oferece ao aluno a capacidade de explicar a importância de definir e utilizar métricas em marketing, desenvolver métodos de levantamento de dados e até mesmo gerar ideias para o posicionamento de marca e suportar a tomada de decisões em marketing com base em fatos e dados.
O site Veduca, também possui vasta variedade de cursos rápidos ligados ao aprimoramento da comunicação, desenvolvimento da capacidade de liderança, gestão da inovação, gestão de pessoas, entre outras opções. Os conteúdos não são gratuitos, mas contam com preços acessíveis que variam de R$59 a R$139.

FUTURO

De acordo com a Associação Brasileira Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), estima-se que em 2023 as formações EAD vão ser maioria no ensino superior privado do País. São esperados 9,2 milhões de estudantes, e 51% deles matriculados no ensino a distância.
A especialista em Recursos Humanos da empresa FourSales, Sumaya Ferreira explica que, atualmente, as instituições estimulam o aprendizado online. “O importante mesmo para as corporações é a capacidade da pessoa, não importa se a preparação foi feita à distância ou presencial”, diz.

PÓS-EAD

Um fator que contribui para escolher os cursos de especializações EAD é o custo-benefício. “Os profissionais podem acessar o ambiente virtual de ensino na comodidade de suas casas, com um custo menor do que as pós-graduações presenciais”, explicou o coordenador das pós-graduações EAD da Faculdade Senac no Recife, Carlos Polônio.

Entretanto, para alcançar o rendimento desejado nas especializações, “os estudantes precisam ser disciplinados”, explica o professor da área de gestão, formado em administração e ex-aluno da especialização EAD em Gestão Educacional, Guilherme Costa. “É preciso definir qual horário será destinado aos estudos dos conteúdos da plataforma, e honrar ele”, completa Guilherme.

Fonte: JC Uol