fbpx

Sidebar

27
Sáb, Abr

Novo ranking avalia quase 12 mil cursos de graduação no Brasil

Notícias EAD

Nesta sexta-feira (04) a Quero Educação (mantenedora da Revista Quero), em parceria com O Estado de S. Paulo, lançou o Guia da Faculdade, a mais abrangente e atualizada avaliação do Ensino Superior brasileiro.

Na primeira edição foram avaliados 11.921 cursos, em mais de duas mil faculdades e universidades ao redor do País. Desses, apenas 1,95% conquistaram nota 5, conceito máximo da avaliação, e 47% dos cursos não atingiram a nota necessária para receber o selo de qualidade.

Assim como em rankings internacionais, o Times Higher Education, por exemplo, no Guia da Faculdade instituições de ensino público também tiveram melhor desempenho. Veja quais são as universidades públicas que tiveram os melhores resultados:

Instituição - Estado - Nº de cursos com 5 estrelas

USP - SP - 60

Unesp - SP - 25

Unicamp - SP - 23

UFRGS - RS - 14

UFRJ - RJ - 13

UFSC - SC - 10

UFPR - PR - 10

UFV - MG - 9

Unifei - MG - 8

UFSM - RS - 8

Responsável por 75% dos alunos matriculados no Ensino Superior, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), as faculdades e universidades privadas também receberam destaque na avaliação do Guia da Faculdade - entre elas, a Pontifícias Universidades Católicas (PUCs) recebeu o maior número de estrelas.

Instituição - Estado - Nº de cursos com 5 estrelas

PUC-SP - SP - 5

PUC-Campinas - SO - 4

PUC Minas - MG - 4

PUC-Rio - RJ - 4 

PUCRS - RS - 4

PUCPR - PR - 3

Unisinos - RS - 3

ESPM-SP - SP - 2

Feevale - RS - 2

FGV - RJ - 2

FGV-Eaesp - SP - 2

Como funciona o Guia da Faculdade?

Resultado da parceria entre a Quero Educação e O Estado de São Paulo, o Guia da Faculdade é uma avaliação anual que classifica os cursos do Ensino Superior brasileiro de acordo com a opinião de mais de seis mil professores universitários.

Nessa edição, foram avaliados 2.025 instituições de ensino cadastradas, com 11.921 cursos oferecidos. Veja como funciona o Guia da Faculdade:

Para realizar o levantamento, os pesquisadores do Guia da Faculdade convidaram todas as universidades, centros universitários, faculdades e institutos cadastradas do Ministério da Educação (MEC) para participar do processo. Em 2019, 90% das instituições de ensino aderiram à avaliação;
Alguns dos critérios exigidos para participar do Guia são: oferecer curso na modalidade presencial, ter titulação de Bacharelado ou Licenciatura e possuir, no mínimo, uma turma formada;

Após isso, os coordenadores de cada curso preencheram um questionário apresentando as principais características das graduações cadastradas;
Com o cadastro voluntário de mais de seis mil professores universitários para ingressarem no quadro de avaliadores do Guia da Faculdade, os questionários foram enviados para que eles pudessem avaliar os seguintes quesitos: qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

As notas variam de 1 a 5, sendo: 1-ruim, 2-regular, 3-bom, 4-muito bom e 5-excelente. A nota final é definida com base na média simples dos três quesitos avaliados.
No final, a maior e a menor nota (o curso é avaliado por seis professores) são eliminadas, extraindo o resultado final, que resultam nos seguintes conceitos de qualidade:

- Entre 5 e 4,50 - 5 estrelas;
- Menor que 4,50 a 3,50 - 4 estrelas;
- Menor que 3,50 a 2,50 - 3 estrelas;
- Menor que 2,50 - não-estrelado.

Fonte: Revista QB