fbpx

Sidebar

27
Sáb, Abr

Vagas em ensino superior a distância superam presencial pela primeira vez

Notícias EAD

Número de cursos na modalidade virtual também cresceu: foi de 2.108 em 2017 para 3.177 em 2018.

Número de cursos na modalidade virtual também cresceu: foi de 2.108 em 2017 para 3.177 em 2018.

De acordo com o Censo da Educação Superior, divulgado no último mês de setembro, feito pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), pela primeira vez o Ensino a Distância (EaD) teve mais vagas disponíveis do que o ensino presencial. No ano passado, as instituições ofereceram 7,1 milhões de vagas no EaD, enquanto os cursos presenciais ficaram com 6,3 milhões.

O número de cursos na modalidade virtual também cresceu: foi de 2.108 em 2017 para 3.177 em 2018 -- aumento de 50%. Não é novidade: o EaD está em expansão no país. De acordo com a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), em 2023, o número de alunos dessa modalidade deve superar o do ensino presencial se continuar nesse ritmo.

Mas, por enquanto, não é a realidade. Em número de matrículas, o Ensino Presencial ainda está na liderança, com 6,4 milhões de inscritos, contra os dois milhões do EaD. Com o decorrer dos últimos anos, contudo, a modalidade virtual tem conquistado mais adeptos. De 2007 a 2017, o número de matrículas quase quadruplicou no EaD, segundo o Censo da Educação Superior.

Os dados divulgados no ano passado, referentes ao ano de 2017, revelam que, a cada dez estudantes, três se matricularam em um curso a distância, com um aumento percentual de 27,3% entre 2016 e 2017, enquanto o ensino presencial ficou praticamente estagnado, com um crescimento de apenas 0,5% no número de novos alunos. Para quem tem muitas atividades durante o dia, a modalidade pode ser uma boa alternativa.

Por meio de uma plataforma virtual, é possível ter acesso a todas as aulas, discutir os assuntos com os professores e colegas, além de realizar avaliações. Em algumas áreas de atuação, o curso é obrigado a realizar aulas periódicas em laboratórios presenciais, como é o caso de enfermagem. Nesse caso, o curso é chamado de semipresencial. A modalidade oferece maior flexibilidade de horários e praticidade no acesso, já que é possível fazer as aulas de qualquer lugar com acesso à internet.

O Ensino a Distância também é ideal para quem mora longe de centros urbanos e não tem possibilidade de viajar para esses locais em busca de uma formação superior. Outro público beneficiado por esse modelo são as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, pois possuem mais obstáculos para frequentar um curso presencial de forma constante.

Fonte: Divulgação