fbpx

Sidebar

12
Dom, Maio

Ensino a distância supera presenciais em cursos com notas máximas, segundo Inep

Notícias EAD

Enquanto a proporção de cursos EaD com conceito 5 cresceu, a de cursos presenciais recuou.

Pela primeira vez, o ensino superior a distância (EAD) tem, proporcionalmente, mais cursos com nota máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do INEP do que o ensino presencial. Segundo a avaliação, 2,7% dos cursos da modalidade EaD receberam nota 5 contra 1,6% da presencial. Em 2017, a proporção era de 0,4% e 2,4%, respectivamente.

O CPC é obtido a partir de quatro indicadores. A nota dos graduandos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), o Perfil dos Professores (levando em consideração o regime de trabalho e a titulação) e o questionário aplicado aos estudantes sobre as percepções do processo formativo.

A melhora no conceito ocorre ao mesmo tempo em que cresce o ingresso de alunos entre 17 e 24 anos (idade ideal para cursar faculdade) no EaD. Segundo levantamento feito pela equipe de Inteligência Educacional do , plataforma de vagas e bolsas de estudo no ensino superior, o movimento registrado pelo Censo da Educação Superior, em 2018, foi provocado pela perda de renda dos alunos, que passaram a ingressar em cursos a distância, por causa das mensalidades menores.

"Inicialmente, a modalidade EaD atraia um perfil de aluno mais velho e que via uma utilidade prática para o diploma, por exemplo, ter uma promoção em seu trabalho. Com a perda de renda das famílias e o alto índice de desemprego entre os jovens, o EaD passou a ser visto como uma possibilidade mais barata para estudar", explica Pedro Ballerine, diretor de inteligência educacional da plataforma .

Nos últimos anos, a modalidade a distância tem garantido a continuidade do crescimento das matrículas nos cursos superiores.

Entre 2015 e 2018, elas passaram de 1,39 milhão para 2,05 milhões no EaD enquanto caíram de 6,64 milhões para 6,39 milhões no presencial. O volume de ingressos avançou 89% na modalidade EaD e recuou 7% na presencial. Dos mais de 3 milhões de novos alunos, 2,07 milhões ingressaram em cursos presenciais e 1,37 milhão a distância.

Cursos EaD mais procurados

Em 2019, 44,5% das buscas na plataforma foram para cursos a distância. No topo da lista estão:

• Administração ;
• Gestão de Recursos Humanos ;
• Ciências Contábeis ;
• Logística ;
• Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Fonte: Segs