fbpx

Sidebar

27
Sáb, Abr

8 técnicas de estudo para concursos

Notícias EAD

Estabilidade e boa remuneração são umas das características dos cargos públicos que mais atraem os concurseiros que sonham em conquistar sua aprovação. Pelo grande volume de candidatos por vaga, é necessário que os concurseiros se dediquem muito aos estudos.

Estabilidade e boa remuneração são umas das características dos cargos públicos que mais atraem os concurseiros que sonham em conquistar sua aprovação. Pelo grande volume de candidatos por vaga, é necessário que os concurseiros se dediquem muito aos estudos.

Entretanto, em meio ao trabalho e outros afazeres do dia a dia, muitos concurseiros têm dificuldade de administrar a rotina de estudos. Se o concurso será aplicado em poucos meses, o desafio fica ainda maior.

Para que você otimize seu tempo e melhore a qualidade do seu estudo, é preciso definir o tempo que irá estudar, ter disciplina e aplicar as técnicas de estudo mais eficientes.

O professor e diretor de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online, Fernando Mesquita, explica que o foco não deve ser na quantidade de tempo que se estuda, mas sim na consistência, ou seja, estudar todos os dias com atenção.

Planejamento

Antes de aplicar quaisquer técnicas de estudo, é fundamental que você se planeje para estudar todo ou, pelo menos, a maior parte do conteúdo indicado no edital do concurso. Esse conteúdo deve ser distribuído no seu tempo de estudo diário até a data da prova.

Com o planejamento feito, é hora de colocar a mão na massa. Existem diversas técnicas para cada etapa dos estudos, mas Fernando alerta: “É importante que o candidato não se perca tentando experimentar tudo ou mesmo conhecer tudo”.

Para te ajudar, a Revista Quero listou 8 técnicas de estudo para concursos, confira!

Método Cornell

O método Cornell é uma estratégia de anotações criado nos anos 1940 por Walter Pauk, um professor da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. A proposta do método é organizar suas anotações, deixando-as mais dinâmicas e visuais.

Para colocar o método em prática, você deve dividir suas páginas de anotação em três partes: uma para parafrasear as principais ideias da aula ou do texto (na área central), outra para resumi-las (no canto esquerdo) e a terceira onde pode anotar suas perguntas e um breve resumo sobre o tópico (na parte inferior da folha). Veja o exemplo abaixo:

Exemplo de divisão das anotações com base no método Cornell

Fichamentos

Essa técnica é útil no momento de resumir textos longos ou livros. Ao terminar cada leitura, resuma o conteúdo em fichas. Em geral, um fichamento contém o resumo geral do conteúdo, citações importantes e explicações de termos específicos. Com o conteúdo resumido em fichas, na hora da revisão não será preciso reler todo conteúdo novamente e, assim, você economiza tempo.

Mapas mentais

Os mapas mentais são representações gráficas que sistematizam o conteúdo de um tema específico de forma objetiva. Ao resumir o conteúdo e sintetizá-lo em palavras-chaves, seu cérebro grava melhor as informações.

Em uma folha, você resume a ideia principal do conceito em palavras-chave, destaca suas características e exemplos. Os mapas podem variar de tamanho e conter imagens e diversas cores.

Flashcards

Os flashcards são ótimos aliados na hora da revisão. Eles são cartões com dois lados. Na frente fica a pergunta e, atrás, a resposta. Você deve responder a pergunta antes de virar o cartão.

Para o Fernando, os flashcards são a forma mais eficaz de aprender qualquer conteúdo pois usa a recuperação ativa. “Você usa um gatilho (a frente do cartão) e tenta recuperar a resposta e os conteúdos relacionados a ela. Isso reforça o caminho neural que deve ser percorrido até a recuperação da informação, e a torna muito mais fácil de ser recitada, o que é necessário quando estamos fazendo uma prova”, esclarece.

Explique o conteúdo

Uma das melhores formas de aprender é ensinar! Ao terminar de estudar cada tema, prepare uma aula sobre ele. Nesse processo, será preciso resumir o conteúdo com suas próprias palavras, memorizar termos e fazer exercícios.

Em seguida, tente explicar o assunto para outra pessoa ou para si mesmo em voz alta. Outras dicas são fazer perguntas a si mesmo sobre o tema e gravar sua aula para depois ouvi-la.

Técnica Pomodoro

Quando o assunto é estudos, qualidade vale mais que quantidade. Não adianta estudar horas a fio, mas cansado e sem foco. É preciso intercalar os estudos com momentos de descanso. Um método que pode te ajudar nesse quesito é a técnica Pomodoro.

técnicas de estudo para concursos
Desenvolvida por Francesco Cirillo, em 1980, a técnica consiste em consiste em intercalar blocos de estudo de 25 minutos com 5 minutos de descanso. Depois de quatro blocos de 30 minutos realizados, você pode fazer uma pausa maior, de até 30 minutos. É importante que você foque o máximo de sua atenção e produtividade nos períodos de 25 minutos.

Revisão

As revisões são fundamentais em qualquer estudo. Assim que paramos de estudar, parte do conhecimento absorvido vai sendo esquecido conforme o tempo passa. Fernando aconselha que a revisão se inicie no dia seguinte ao estudo de cada conteúdo e que ela deve ser pontual, objetiva, rápida e frequente. As revisões devem ser feitas por meio dos resumos e exercícios, não é necessário reler todo conteúdo novamente.

Exercícios

A principal prova da maioria dos concurso é a prova objetiva. Portanto, não adianta apenas dominar o conteúdo, mas saber aplicá-lo em questões de múltipla escolha. A dica do professor Fernando é resolver questões de concursos anteriores todos os dias.

Após finalizar uma lista de questões, é muito importante que o concurseiro confira quantos exercícios acertou e refaça as que tenha errado ou ficado com dúvida.

Fonte: Revista QB