fbpx

Sidebar

13
Seg, Maio

Estudo da USP mapeia as 10 carreiras da próxima década; saiba quais são

Notícias EAD

De ‘transformação digital’ a ‘ética’, as áreas identificadas envolvem diversos tipos de profissões.

De ‘transformação digital’ a ‘ética’, as áreas identificadas envolvem diversos tipos de profissões.

O emprego passa por uma mudança profunda e, nos próximos dez anos, essa transformação será radical, apontam especialistas. Flexibilidade para fazer a migração para uma outra carreira, disposição para viver novas experiências e capacidade de construir redes de contato devem se tornar cada vez mais importantes. E para quem se prepara para entrar no mercado de trabalho, esses atributos prometem valer mais que a própria “profissão”.

De acordo com um estudo desenvolvido pelo Escritório de Carreiras da USP (ECar), o mercado de trabalho caminha para se dividir em 10 áreas, que podem envolver profissionais de diversos campos. Saúde, transformação digital, segurança, inovação, educação, entretenimento, infraestrutura, socioambiental, energia e ética são as novas grandes carreiras do mercado de trabalho, mostra o estudo.

Em vez de uma formação padrão para trabalhar em cada uma das áreas mapeadas, a pesquisa indica que o trabalho do futuro passa pela combinação de conhecimentos. Na visão de Tania Casado, professora titular da FEA-USP e diretora do projeto, o que se desenha é um mundo em que a sequência de experiências e habilidades de cada trabalhador será mais importante que a sua formação inicial. Nesse cenário, saber transitar entre diferentes setores e desenvolver habilidades que, a princípio, nada tinham a ver com seu ofício serão competências indispensáveis ao trabalhador.

Veja aqui.

Fonte: Estadão | Talita Nascimento