fbpx

Sidebar

21
Ter, Maio

Tecnologias digitais já estão presentes em sete de cada dez grandes empresas industriais no Brasil

Notícias EAD

Algumas das novas tecnologias digitais que englobam a Indústria 4.0, como Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), estão presentes em sete de cada dez grandes empresas no Brasil, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Algumas das novas tecnologias digitais que englobam a Indústria 4.0, como Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), estão presentes em sete de cada dez grandes empresas no Brasil, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) criou uma agenda chamada Grupo de Trabalho para a Indústria 4.0 (GTI 4.0), com o intuito de promover discussões, debates e gerar melhorias na área. Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a estimativa anual de redução de custos industriais no Brasil, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, será no mínimo de R$ 73 bilhões por ano.

Muitos sites de notícias estampam diversas matérias sobre a Indústria 4.0 e abordam amplos cenários sobre o tema. A Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, é um conceito que mostra a utilização das novas tecnologias nos principais processos industriais. A automação de tarefas e o controle de dados e informações são as principais características deste conceito.

Logo, com todos esses elementos, as empresas poderão criar redes com uma alta capacidade de inteligência, que serão acopladas em suas cadeias de produção. Isso significa um avanço enorme, pois será possível controlar diversas ações de forma autônoma. Entrando em uma nova era, na Indústria 4.0, as empresas conseguirão construir fábricas inteligentes que serão capazes de prever falhas nos processos e se adequar às condições e mudanças não planejadas.

A indústria 4.0 e o relacionamento com o consumidor

Cada vez mais, as pessoas se conectam com as mais diversas plataformas de tecnologia -- e as empresas, para não ficar para trás, também entraram nesse mercado. A frase do momento é otimizar tempo, então é necessário ofertar uma excelente experiência em todos os processos, o que não é diferente do atendimento ao consumidor.

Cada vez mais, as empresas investem na humanização das plataformas de atendimento. E a Inteligência Artificial (IA) está atrelada fortemente nesse conceito, porque é necessário a integração dos canais de atendimento e o histórico de compra de cada cliente para oferecer um suporte eficaz para atender à demanda do cliente.

Chatbot

Por falar em otimizar, uma prática excelente é o atendimento por meio do chatbot, que é um programa de computador que usa a IA para imitar conversas com usuários de várias plataformas e aplicativos, como nos sites de e-commerce. Pois eles são capazes de entender e resolver vários questionamentos dos clientes, deixando para os operadores resolverem as situações mais críticas.

Fonte: Divulgação