Em artigo, pesquisador analisa as intersecções entre tecnologia e educação a partir do Núcleo de Comunicação e Educação da USP.
Em artigo, pesquisador analisa as intersecções entre tecnologia e educação a partir do Núcleo de Comunicação e Educação da USP.
Educar com o auxílio das mídias digitais ‒ eis o objetivo da disciplina Educomunicação. Hoje, os computadores fazem parte da educação e a grande difusão da internet nas escolas suscitou diversas abordagens teóricas e práticas que tiveram como consequência direcionamentos para os educadores nas inter-relações entre Tecnologia, Mídia e Educação.
Em artigo publicado na Revista de Graduação da USP, o autor Marciel Aparecido Consani fala sobre Educomunicação e apresenta “um breve apanhado dos aportes teóricos e práticos baseados no conceito da Mediação Tecnológica da Educação (MTE)”.
Para Consani, a contribuição do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, é de vital importância para o desenvolvimento do conceito da MTE, “o qual se apoia, principalmente, no referencial de vários teóricos da área da comunicação”.
O núcleo tem a Educomunicação como foco e, com base em estudos acadêmicos aliados a programas de formação de professores, vem consolidando uma abordagem inovadora na gestão comunicacional das mídias e tecnologias em sala de aula.
O artigo propõe apresentar uma síntese das contribuições teóricas e práticas baseadas no conceito da MTE “em contextos educacionais da realidade brasileira, com destaque para a educação a distância na formação de educadores e de alunos da licenciatura em Educomunicação”. Para embasar sua argumentação, o autor/pesquisador apresenta exemplos vivenciados por ele “à luz dos conceitos defendidos pelo NCE”.
Escola de Comunicações e Artes, onde ficam o curso de Educomunicação e o Núcleo de Comunicação e Educação da USP – Foto: Marcos Santos / USP Imagens
O autor enfatiza a importância da Educomunicação para garantir não “a manutenção do status quo hegemônico em uma sociedade competitiva e excludente”, mas a construção de uma sociedade mais diversificada e democrática, pautada em modelos originais “de relação pedagógica e comunicativa em que os adultos ensinem não o que os jovens devem aprender, mas como fazê-lo”.
O texto chama a atenção para o tema, ressaltando a aplicação de novas metodologias didáticas, “oferecendo como exemplos ilustrativos as práticas desenvolvidas na ECA, especialmente aquelas registradas nas ações de extensão do NCE”.
Consani conclui que, “embora o conceito de mediação possa ainda sofrer mutações ao longo da história”, principalmente pelas novas formas de interação entre educação e tecnologia, a proposta da Educomunicação é o entendimento e a aplicação de estratégias mediadoras, com a previsão de mudanças significativas discutidas no artigo, com a intenção de contribuir para a ampliação dos debates e a produtiva conversa entre educação e tecnologia.
Fonte: Jornal da USP