fbpx

Sidebar

27
Sáb, Abr

Escolas lançam mão de aulas online

Notícias EAD

A iniciativa passou a ser adotada para que os alunos não percam conteúdo e nem se sintam sós nesta fase de quarentena.

A iniciativa passou a ser adotada para que os alunos não percam conteúdo e nem se sintam sós nesta fase de quarentena.

Com a suspensão das aulas, alunos têm feito atividades online

Com o atendimento presencial suspenso por conta da Covid-19, diversas escolas particulares de Bauru já lançaram mão de aulas online. A iniciativa passou a ser adotada para que os alunos não percam conteúdo nem se sintam sós nesta fase de quarentena.

Diretor do D'Incao Instituto de Ensino, Pedro D'Incao revela que a instituição começou a inserir atividades via Internet desde o primeiro dia da suspensão das aulas, na última segunda-feira (23). Ele explica que a escola não pratica o tradicional Ensino a Distância (EaD), afinal, o seu currículo não foi preparado para tanto. "Como temos um sistema próprio, incluímos diversas atividades e criamos uma plataforma para que os professores entrem nas casas dos alunos, dando um acolhimento. Neste momento, a sala toda consegue bater um papo com os docentes", revela.

Já o diretor geral do Anglo Bauru, André Cola, afirma que todas as atividades programadas para as aulas presenciais passaram a ser feitas em EaD. "Os professores têm gravado vídeos e deixado uma bateria de exercícios", observa. Além disso, os docentes marcam um horário e dão aulas, pelo Google Meeting, aos estudantes, fato que garante certa interação. A iniciativa é válida para os alunos do Ensino Infantil ao Pré-Vestibular.

PELO WHATSAPP

O diretor pedagógico do COC Bauru, João Alfredo Carrara, relata que a instituição utiliza grupos de WhatsApp, separados por turma, para passar exercícios e tirar dúvidas via áudio ou vídeo. O colégio adota o procedimento desde que as aulas foram suspensas, no último dia 18. "Os professores também preparam aulas com conteúdos novos para, em breve, disponibilizar aos alunos", informa.

Diretor geral do Colégio Chaminade, Édio João Mariani esclarece que, na semana anterior, a escola trabalhou com a revisão de disciplinas, por meio do seu portal, que ofereceu uma bateria de exercícios. Para os próximos dias, planeja a introdução de novos conteúdos. À Educação Infantil, a instituição envia orientações e atividades lúdicas. Ao Ensino Fundamental, traz questões mais acadêmicas, com videoaulas e podcasts. Em todos os casos, os professores tiram dúvidas por e-mail, telefone ou Skype.

Já a diretora do Colégio Batista, Marta Cristina Aparecida de Mello Soares, frisa que a escola começou a mandar conteúdos online, através de três plataformas, na segunda-feira (23). Uma delas consiste no aplicativo Escola em Movimento, que envia atividades, bem como disponibiliza filmagens de aulas e comunicação. "O momento é único e as escolas precisam se adequar em um período muito curto. Logo, o colégio capacita os professores para usar as ferramentas da melhor forma possível", finaliza.

No Estado e no município
Subsecretário de Articulação Regional da Secretaria Estadual de Educação, Henrique Pimentel revela que, em períodos de férias e recesso escolares, é proibido trabalhar com novos conteúdos.

Porém, nada impede de fazê-lo quando as aulas estão suspensas. "O Conselho Estadual de Educação regulamentou tal procedimento na semana anterior", explica.

Agora, os alunos da rede estadual entraram em recesso e, depois, pegarão férias. Se o período de isolamento passar de 30 dias, o governo pretende trabalhar com eles de maneira online.

A pasta, então, busca parceiros para garantir o acesso à Internet a todo. A Secretaria Estadual de Educação também estrutura a forma pela qual fará a comprovação das atividades realizadas à distância. Existe, ainda, a possibilidade de encaminhar material pedagógico, pelos Correios, aos alunos do Fundamental.

Os professores das escolas municipais, por sua vez, são orientados a disponibilizar, via Facebook ou qualquer outra mídia, materiais para que os estudantes não percam o contato com o conteúdo didático, como atividades de leitura e links interessantes, conforme descreve a titular da Secretaria Municipal de Educação, Isabel Miziara.

Fonte: ICNET