fbpx

Sidebar

30
Ter, Abr

15 universidades brasileiras com cursos online gratuitos para estudar em casa

Notícias EAD

Estudar é uma das formas que as pessoas estão encontrando para se ocupar ou se distrair durante o período de quarentena devido à pandemia do coronavírus. E muitos aproveitam que as universidades possuem cursos online gratuitos para dar uma ampliada nos conhecimentos e até no currículo.

Estudar é uma das formas que as pessoas estão encontrando para se ocupar ou se distrair durante o período de quarentena devido à pandemia do coronavírus. E muitos aproveitam que as universidades possuem cursos online gratuitos para dar uma ampliada nos conhecimentos e até no currículo.

Mesmo que o período de muitas tensões não seja dos mais propícios para muita gente conseguir ser produtiva, realizar aulas pode ser uma maneira de distração para passar o tempo em casa. A procura por cursos tem sido grande, principalmente pelos oferecidos pelas principais universidades brasileiras.

15 universidades que oferecem cursos online e gratuitos
Neste post, a Revista Quero selecionou algumas das principais instituições de ensino superior do Brasil que oferecem cursos online e sem custo para a população. Veja abaixo:

USP:
A Universidade de São Paulo (USP) conta com uma plataforma de cursos online que aborda os mais diversos tipos de conteúdo. São videoaulas no canal próprio e no YouTube e cursos com certificado (que podem ter um custo para emissão) disponíveis para todas as áreas do conhecimento.

Unicamp:
Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o MOOC GGTE - Unicamp é uma plataforma elaborada pela comunidade acadêmica da universidade que oferece diversos cursos gratuitos para que estudantes e toda a população amplie conhecimentos. Entre as aulas, é possível destacar os cursos "Educação para Africanidades: Formação para a Cidadania" e "7 lições para a produção de textos". Acesse o MOOC GGTE da Unicamp.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) possui uma das plataformas para cursos digitais mais modernas entre as universidades brasileiras. E no meio dos cursos de formação, pós-graduação e MBA EaD, há os cursos online e gratuitos que também emitem certificado.

FGV:
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece mais de 50 cursos online e gratuitos abertos para toda a população. Com duração entre duas e 30 horas e declaração de conclusão ao final, os cursos são de dez áreas do conhecimento diferente.

Lista de cursos online e gratuitos oferecidos pela FGV
Estácio de Sá:
A Universidade Estácio de Sá está com cursos online gratuitos para que estudantes possam experimentar a plataforma digital da instituição. As aulas são de diversas áreas e podem ser acessadas na plataforma de cursos gratuitos da Estácio.

Anhembi Morumbi:
A Universidade Anhembi Morumbi possui uma plataforma digital de Cursos Livres. No período da quarentena, é possível encontrar no site 16 cursos gratuitos de diversas áreas que possuem carga horária entre uma e três horas de duração. A lista pode ser acessada no site de cursos livres da Anhembi Morumbi.

Unicsul:
A Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) conta com uma plataforma liberada durante a quarentena com mais de 50 cursos online e gratuitos livres para acesso. São diversas as áreas, que vão de Jogos, Comunicação e Direito, até Administração, Design e Saúde, e podem ser encontradas na plataforma virtual da Cruzeiro do Sul.

Mackenzie:
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está oferecendo 12 trilhas de aprendizagem para parte de seus cursos de pós-graduação a distância (EaD). As aulas são de diversas áreas, como controladoria, direito, gestão de pessoas e negócios, literatura e marketing. Podem ser feitas por qualquer interessado. Para saber mais, acesse a página do Mackenzie sobre os cursos gratuitos.

Unesp:
A Unesp Aberta, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp), é uma iniciativa de conteúdos livres e gratuitos que possui mais de 70 temas para estudo nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas.

ITA:
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) oferece por meio da plataforma Coursera diversos cursos online preparados e lecionados por professores da instituição.

Universidades federais brasileiras com cursos online e gratuitos
Diversas universidades federais possuem plataforma digital aberta ao público. Veja algumas:

Universidade Federal Fluminense (UFF): acesse a plataforma da UFF.
Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB): conheça os cursos da UFRB.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): acesse a plataforma da UFRGS.
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar): acesse a plataforma da UFSCar.
Universidade do Vale do Rio São Francisco (Univasf): acesse a plataforma da Univasf.
Universidades com cursos superiores a distância

Fonte: Quero Bolsa