fbpx

Sidebar

16
Qui, Maio

Podcast Porvir/CIEB: episódio 2 discute competências digitais de professores

Notícias EAD

O segundo episódio do podcast do Porvir em parceria com o CIEB (Centro de Inovação para Educação Brasileira) discute o tema das competências digitais de professores. No momento em que escolas estão fechadas por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19), professores tiveram que adaptar suas metodologias para o ensino remoto, e isso trouxe um desafio a mais para esses profissionais.

O segundo episódio do podcast do Porvir em parceria com o CIEB (Centro de Inovação para Educação Brasileira) discute o tema das competências digitais de professores. No momento em que escolas estão fechadas por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19), professores tiveram que adaptar suas metodologias para o ensino remoto, e isso trouxe um desafio a mais para esses profissionais.

Participam da conversa comandada por Vinícius de Oliveira, editor do Porvir, o coordenador de Educação do CIEB, Jean Tomceac, e Lilian Bacich, cofundadora da consultoria Tríade Educacional. Com ampla experiência em tecnologia educacional e em iniciativas de formação docente, os dois convidados explicam quais são as competências necessárias neste momento e como tem sido a adaptação de professores ao novo contexto.

“As competências digitais são conhecimentos relacionadas ao uso das tecnologias que muitos dos professores já possuem, enquanto outros estão desenvolvendo nas áreas pedagógica, de cidadania digital e de desenvolvimento profissional”, disse Jean, que detalhou ainda durante a conversa o funcionamento da ferramenta de autoavaliação de competências digitais, que entrega ao professor um diagnóstico sobre os pontos em que ele pode evoluir.

Lilian ressaltou que o cenário de aulas remotas causa estranhamento aos professores que não foram formados como designers instrucionais ou para cursos a distância. “Eles não têm muita clareza sobre quais são essas competências e tendem a repetir as mesmas estratégias do presencial. Isso gera uma insatisfação do professor porque na aula presencial consegue ver a reação dos alunos após uma explicação. No momento, remoto ele não tem essa certeza do impacto do tema trabalhado”, disse a especialista, que fez ainda uma série de recomendações para que professores consigam receber o retorno de aprendizagem de seus alunos.

O podcast do Porvir em parceria com o CIEB está disponível nas plataformas Deezer e Spotify e Spreaker.

Fonte: Porvir