fbpx

Sidebar

15
Qua, Maio

Projeto dribla Covid-19 e cria ambiente online de educação ambiental para todo o Brasil

Notícias EAD

Projeto tem como objetivo levar a educação ambiental para as escolas e sensibilizar sobre a conservação marinha.

Projeto tem como objetivo levar a educação ambiental para as escolas e sensibilizar sobre a conservação marinha.

Uma equipe santista do Projeto Albatroz criou uma plataforma online para manter seu projeto de educação ambiental durante a pandemia do novo coronavírus. O recurso já está disponível gratuitamente para professores de todo o Brasil e tem como objetivo sensibilizar alunos de todas as idades para a importância de preservar o meio ambiente e conservar a vida marinha.

O Projeto Albatroz foi criado em Santos, no litoral de São Paulo, em 1990, para estudar e proteger aves vítimas de captura acidental por barcos pesqueiros em alto-mar. Com patrocínio da Petrobras, o trabalho é dividido em quatro frentes, sendo uma delas a de educação ambiental. Dados recentes indicam que cerca de quatro mil albatrozes e petréis são capturados por ano no País. A principal causa de ameaça de extinção dessas aves é a captura não intencional, após serem atraídas por iscas e morrerem afogadas ao se prenderem em anzóis.

A coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, explica que o programa 'Albatroz em Casa' foi pensado para este novo momento em que professores e famílias estão se acostumando com a quarentena. O programa traz aulas e materiais com informações sobre as aves e conservação marinha, com jogos, tirinhas e outras atividades.

"Já temos o programa 'Albatroz na Escola' desde 2010. Ele é voltado para alunos da Educação Infantil até a Educação para Jovens e Adultos (EJA), com foco na sensibilização da conservação marinha. Neste ano, o trabalho acabou indo por água abaixo por causa do coronavírus. Então, tivemos que atualizar nossos materiais e ferramentas para esse nova versão do mundo em 2020".

Foi então que surgiu o 'Albatroz em Casa', pensado para trabalhar diretamente com professores das escolas públicas e privadas. Foram criadas 10 aulas, uma para a Educação Infantil e uma para cada ano do Ensino Fundamental, para que os educadores tivessem uma ferramenta diferente para trabalhar com os alunos sobre a educação ambiental.

Para isso, a equipe santista estudou toda a área de ciência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação e montou um material pronto para ser aplicado com os alunos. Para isso, os professores devem acessar o site do Projeto Albatroz, fazer download das aulas e apresentá-las da maneira que achar mais adequada. Em seguida, recebe um certificado.

"Queremos ampliar a sensibilização das crianças e adolescentes, levar o tema do oceano para o cotidiano, apresentar curiosidades e mostrar como os albatrozes e petréis fazem parte disso. A educação ambiental é muito importante para a formação do cidadão, traz uma proposta de ver o planeta e os seres humanos de forma mais crítica. Queremos plantar sementes nos corações das pessoas, para que elas possam tomar melhores decisões. Nós sensibilizamos, levamos informações, mas a conscientização parte de cada um. Todos devem se conscientizar do seu papel no planeta e entender que são peças importantes nessa engrenagem", finaliza.

Fonte:  Mariana Nadaleto, G1 Santos