fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

Como ser mais produtivo no ensino a distância

Notícias EAD

A educação a distância conquistou bastante expansão nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância, os cursos EAD representam cerca de 20% das matrículas dos cursos de graduação no país.

A educação a distância conquistou bastante expansão nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância, os cursos EAD representam cerca de 20% das matrículas dos cursos de graduação no país.

Durante a pandemia de Covid-19, houve uma intensificação do ensino a distância. A necessidade de isolamento social levou à suspensão das aulas presenciais e as instituições de ensino adotaram a EAD como uma possibilidade para evitar a interrupção do aprendizado neste ano letivo.

Entretanto, muitos estudantes não estavam acostumados com a modalidade, o que pode se refletir no desempenho escolar. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como ser mais produtivo no ensino a distância. Veja:

Aprenda a se organizar

A organização é o diferencial para quem pretende ter mais produtividade no ensino a distância. Cada pessoa deve descobrir as estratégias que combinam melhor com a sua rotina, mas algumas dicas são essenciais: anotar os compromissos, não lotar a agenda de atividades, afinal, é importante ter descanso, utilizar aplicativos de organização.

É possível utilizar os aplicativos ou até mesmo uma folha de papel. O estudante pode analisar a grade do curso e adequá-las em sua rotina do modo mais confortável possível.

Mantenha o foco

Um dos benefícios dos cursos EAD é a flexibilidade proporcionada aos estudantes. Entretanto, isso exige bastante maturidade, pois é muito fácil perder o foco. É importante ter disciplina para cumprir a organização estabelecida e não acumular os conteúdos das matérias.

Ter um calendário que atenda as suas necessidades e a sua realidade é fundamental para executar as atividades com eficiência.

Evite as distrações

Evitar as distrações significa buscar, ao máximo, estar concentrado em suas atividades. Assim, é importante manter-se um pouco distante daquilo que pode desviar o seu foco, como as redes sociais, televisão, notificações do celular, etc.

Durante os seus estudos, escolha um local mais reservado, fique com a TV desligada e desative as notificações do celular. Converse com as pessoas que moram em sua casa para que elas entendam os momentos que serão dedicados aos estudos e não fiquem te interrompendo.

Dicas produtividade na EAD

Descanse

Não é recomendável dedicar o seu tempo somente aos estudos e esquecer do seu descanso e lazer. Cientistas afirmam que a nossa mente funciona melhor quando estamos descansados. Por isso, cuidado para não ter uma rotina muito sobrecarregada. Lembre-se de realizar pequenas pausas, ter até mesmo um tempo para a distração, parar para tomar um café, etc.

Fonte: Revista QB