fbpx

Sidebar

26
Sex, Abr

Qual é a velocidade ideal de internet para estudar em casa?

Notícias EAD

Com a suspensão das aulas presenciais, por causa da pandemia de Covid-19, muitos estudantes tiveram que se adaptar à nova rotina de estudos a distância, mas isso requer alguns recursos e ferramentas. Além de ter que investir em um bom computador, também é preciso ficar atento a velocidade da internet. Afinal, você irá depender dela para acessar os conteúdos das aulas online.

Com a suspensão das aulas presenciais, por causa da pandemia de Covid-19, muitos estudantes tiveram que se adaptar à nova rotina de estudos a distância, mas isso requer alguns recursos e ferramentas. Além de ter que investir em um bom computador, também é preciso ficar atento a velocidade da internet. Afinal, você irá depender dela para acessar os conteúdos das aulas online.

Para ajudar você a contratar um plano com a velocidade ideal de internet, o Showmetech, em parceria com a Revista Quero, selecionou algumas dicas que precisam ser consideradas antes de contratar o serviço. Confira!

O primeiro passo na hora de escolher a velocidade ideal de internet para estudar em casa é conhecer o seu perfil de consumo. Escolher um pacote que atenda suas necessidades também pode evitar gastos desnecessários, já que planos com mais velocidade são os mais caros.

Para você entender melhor, confira três perfis de consumo diferentes e veja qual é o mais adequado para sua realidade:

  • 5MB de velocidade: indicado para alunos que precisam do básico e não dividem internet com ninguém. Deve dar conta de atividades simples como fazer pesquisas em sites e checar e-mail. Mas para assistir aulas online, essa velocidade pode não ser o suficiente e pode ser que você tenha problemas para ficar conectado.
  • 10MB de velocidade: com essa velocidade você será capaz de assistir suas aulas, baixar arquivos mais pesados em menos tempo e subir seus trabalhos nas plataformas de estudo com mais facilidade.
  • 30MB de velocidade: planos de 30MB permitem que o estudante acesse as plataformas de ensino sem muitos problemas de conexão. Com essa velocidade é possível assistir às aulas em Ultra HD, por exemplo e fazer conferências com a câmera ligada sem ter quedas de qualidade.

É preciso considerar que as velocidades sugeridas são recomendadas para apenas um usuário. Se você dividir a internet com mais pessoas e todas elas tiverem o mesmo perfil de consumo que o seu, será preciso contratar uma velocidade maior.

Tenha em mente que, para ter maior liberdade de consumo, o ideal é contratar uma internet fixa ilimitada. Assim, você não precisa se preocupar com o consumo durante o mês. Mas se o orçamento estiver apertado e você tiver que optar por um plano de celular, por exemplo, será preciso ficar de olho no consumo mensal para não estourar o limite de dados e acabar ficando sem internet.

Vale ressaltar que a Quero Educação reconhece a dificuldade que muitos estudantes enfrentam para ter uma internet de qualidade para acompanhar as aulas online.

Leia mais: 9 melhores gadgets para estudantes
Por isso,a start-up lançou um movimento para liberar acesso gratuito e ilimitado aos conteúdos educacionais. A proposta é permitir que os estudantes acessem videoaulas, ambientes virtuais de aprendizagem e todo conteúdo educacional, sem consumir os dados da franquia do plano contratado.

Tipos de velocidade
Outro ponto que precisa ser considerado é o tipo de velocidade de download e upload. Basicamente, ter uma velocidade de download alta, significa que seu computador receberá dados mais rapidamente. Ou seja, quanto maior for a capacidade download mais rápido você conseguirá baixar arquivos, acessar sites e assistir vídeos.

Já a velocidade de upload é responsável pelo envio das informações do seu PC para outros dispositivos e provedores. Quanto maior for o upload da sua internet mais rápido você conseguirá realizar videochamadas, enviar fotos, trabalhos e subir arquivos para nuvem.

Na maioria das vezes a velocidade de download é maior que a de upload. Por isso, é preciso prestar atenção nas suas necessidades ao contratar um serviço de internet.

Para avaliar a velocidade da sua internet, há testes que te informam se você está recebendo o que você contratou.

Fonte: Revista QB