fbpx

Sidebar

26
Sex, Abr

Ensino Remoto e Educação a distância

Notícias EAD

A Aventura de Construir sempre prezou pelo contato próximo e personalizado com os beneficiários e, nesse momento, não poderia ser diferente.

A Aventura de Construir sempre prezou pelo contato próximo e personalizado com os beneficiários e, nesse momento, não poderia ser diferente.

Continuamos acompanhando nossos protagonistas de perto, mesmo que por outras ferramentas que nos permitem o encontro a distância. Em tempos de isolamento social e de escolas fechadas, nossas crianças estão em casa, e muitas vezes os pais não sabem o que fazer para entretê-las.

Precisamos lembrar que a criança é um ser em desenvolvimento, e que o seu desenvolvimento é muito rápido nessa fase. Para ela tudo é novidade, tudo é experiência.

Participar das atividades do cotidiano da casa, já pode ser uma grande brincadeira. Ela precisa de movimento, de estar ativa, e não passiva frente a uma tela.

Precisamos aprender com o que estamos passando no isolamento social, pois não podemos mais restringir as formações a espaços formais.

Estamos vivendo um tempo em que constatamos que vivemos em um mundo digital, altamente conectado e que aprender extrapola espaços e tempos.

É preciso que entendamos que os professores aprendem em relações entre saberes, não apenas conteúdos conceituais, mas também por meio de afetos e corporeidades.

Aprender a ensinar significa também aprender a se cuidar, conhecer seus limites e possibilidades, significa estar “encarnados” para poderem promover diversos encontros – consigo mesmos e com outros educadores, por meio de redes colaborativas que ajudam a construir aprendizagens.

É urgente repensar a formação docente verdadeiramente necessária para este tempo de pandemia, com destino a um futuro que nada sabemos. Só assim poderemos construir um protagonismo docente, a partir da reflexão sobre a experiência vivida.

Sem isso, a escola seguirá em busca de respostas para resolver apenas o “como” se faz isso ou resolve aquilo, sem verdadeiramente avançar e assim demonstrar a relevância da sua existência.

Escola com sentido é aquela em que todos os alunos conseguem aprender porque tem um professor ou uma professora que exerce seu protagonismo com autonomia, resultado de sua formação reflexiva permanente.

(*) Renata da Penha Coelho Mata, Sandra Maisa Pina Borges e Aridinar Alves Ferreira são professoras da rede municipal de ensino

Fonte: A Tribuna