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03
Sex, Maio

Secretaria de Educação Básica do MEC realiza o primeiro diagnóstico da implementação da BNCC

Notícias EAD

Plano de ação proposto pela SEB foi aprovado pelo CONSED e UNDIME e será realizado pelo CAEd/UFJF.

Plano de ação proposto pela SEB foi aprovado pelo CONSED e UNDIME e será realizado pelo CAEd/UFJF.

ASecretaria de Educação Básica (SEB/MEC) iniciará, ainda em 2020, o primeiro diagnóstico acerca da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Tal diagnóstico consta do Plano de Trabalho de Monitoramento da BNCC apresentado e aprovado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Ele trata do acompanhamento e da avaliação da implementação da BNCC, incluindo diagnóstico para apoiar o planejamento das ações de aperfeiçoamento desse processo de implementação e vislumbrando o apoio ao trabalho dos gestores e professores no alinhamento entre a BNCC e o currículo local e as suas aplicações em sala de aula; no planejamento das formações continuadas para os professores das redes; com os novos materiais didáticos; nas avaliações de aprendizagem aplicadas com seus estudantes; e na identificação de boas práticas para estabelecer parâmetros e modelos. No âmbito desse Plano, também será ainda desenvolvida uma plataforma online para a gestão das informações, que será alimentada com dados fornecidos pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação (SEDUCs e SEMEDs).

Para viabilizar o Plano de Trabalho o MEC contará com o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Avaliação e Políticas Públicas Educacionais (CAEd), que realizará uma pesquisa amostral em 2.000 escolas de 250 municípios, e auxiliará as SEDUCs e SEMEDs sobre os temas ligados à implementação da BNCC.

Esse monitoramento da implementação da BNCC contribuirá com a qualidade da educação básica nas redes públicas, por meio da disponibilização de informações importantes para o MEC e para as SEDUCs e SEMEDs, em especial para elevar a capacidade das secretarias de educação e das escolas no aperfeiçoamento de trabalhos pedagógicos convergentes com a BNCC, ancorados na identificação dos aspectos que podem ou precisam ser aprimorados nas políticas educacionais para promover a melhoria da educação básica.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB).

Fonte: Ministério da Educação