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Sáb, Abr

Recursos e estratégias para uma educação online mais eficiente

Notícias EAD

Os professores podem recorrer a várias estratégias para aproveitar ao máximo as possibilidades do ensino online e evitar os riscos que lhe são inerentes. O que gera aprendizagem são os métodos de instrução (as estratégias) e não os meios (online ou presencial).

Os professores podem recorrer a várias estratégias para aproveitar ao máximo as possibilidades do ensino online e evitar os riscos que lhe são inerentes. O que gera aprendizagem são os métodos de instrução (as estratégias) e não os meios (online ou presencial).

Por necessidade ou por escolha, o ensino online é cada vez mais comum. Pode ter alguns benefícios, mas terá sempre alguns efeitos negativos. Como maximizar os efeitos positivos e minimizar os negativos? A resposta passa por utilizar, nas tecnologias disponíveis, aquelas estratégias de aprendizagem que sabemos que fomentam a aprendizagem em aulas tradicionais. Ou seja, passa por aplicar estratégias fundamentadas em princípios psicológicos e pedagógicos bem estabelecidos.

Prática da recuperação
Recuperar conhecimentos, ou seja, testar conhecimentos e reproduzi-los em contextos vários aumenta a aprendizagem em sala de aula, mas também nas aulas online.

Preparar questionários e actividades que levem os alunos a recuperar os conteúdos ensinados deverá fomentar a aprendizagem. No entanto, é essencial que os alunos não caiam na tentação de responder a estes testes com auxílio dos materiais que, por estarem em casa, têm à mão. Como evitá-lo? Os especialistas têm adiantado várias sugestões.

Primeiro, ao contrário dos testes de avaliação, que também são necessários, estes questionários e actividades podem não contar para a nota final. Segundo, como incentivo, os professores podem atribuir crédito aos alunos pelo simples facto de completarem a tarefa. Terceiro, estes testes e actividades podem ser "corrigidos" por outros alunos; o que os motivará e lhes proporcionará outra actividade de estudo enquanto revêem as actividades dos colegas. Por último, é fundamental devolver informação ao aluno - não exactamente sobre o seu desempenho individual, mas sobre as respostas correctas.

Espaçamento e prática intercalada
Além de programar testes online, é importante que estes sejam espaçados no tempo e que foquem temas diferentes, de forma intercalada. Para tal, basta programar a altura em que as diferentes actividades estão disponíveis online e dar aos alunos um tempo limitado para as completarem.

Esta estratégia é válida também para a forma como os conteúdos - as aulas - são preparados e "doseados." Há muito que se sabe que sessões mais curtas e mais frequentes tendem a favorecer a aprendizagem. Portanto, preparar vídeos expositivos curtos, seguidos de actividades de teste, será melhor do que preparar vídeos longos. Sempre que possível, o aluno poderá até completar tarefas de diferentes disciplinas, de forma intercalada.

Facilitar a aprendizagem activa
Encorajar os alunos a serem activos na sua própria aprendizagem, procurando e interpretando sempre que possível a informação necessária, também favorece a aprendizagem. Fomentar o sentido de autonomia dos alunos pode ainda aumentar a sua motivação, levando a um melhor desempenho.

Preparar actividades que tiram partido da quantidade de informação disponível na internet e da rapidez com que se consegue aceder a diversas fontes de informação pode ter efeitos desejáveis na motivação e facilitar a aprendizagem activa, na medida em que leva os alunos a fazer escolhas.

No entanto, há que tomar precauções. Demasiada informação também pode dificultar este processo de escolha. Assim, torna-se essencial que as actividades propostas sejam bem estruturadas, de modo a guiar a escolha dos alunos, e que sejam apresentados exemplos, sempre que possível, sobre como uma boa pesquisa na internet pode e deve ser feita.

Preparação de vídeos e outros materiais
Como foi mencionado, preparar vídeos e actividades curtas poderá beneficiar a aprendizagem. Mas quando se preparam materiais multimédia é muito importante respeitar alguns princípios gerais, tais como a coerência, a segmentação ou a contiguidade temporal dos conteúdos.

A aplicação destes princípios, que são baseados em experiências científicas, contribui para que os alunos possam focar a sua capacidade de processamento nos conteúdos que são de facto essenciais.

Fomentar o sentido de pertença e comunidade
Este é talvez um dos maiores desafios na educação online. Como pode um professor estimular o sentido de comunidade e de trabalho? Tornar as aulas online mais interactivas é a primeira resposta para manter as componentes sociais da aprendizagem.

Isto pode ser feito através da introdução de trabalhos de grupo e de momentos regulares adicionais, mas curtos, de interacção entre professores e alunos. A discussão entre alunos não deve ser eliminada, mas transferida para grupos de discussão online - o que até pode facilitar a sua participação. A utilização de canais de informação mais informais, como Facebook ou Zoom, também pode ser uma solução para evitar um declínio drástico no sentido de comunidade quando se transferem aulas do formato tradicional para o formato online.

Investigadora em psicologia cognitiva, escritora científica para a Association for Psychological Science e colaboradora regular do programa de informação pública da Iniciativa Educação, cujos artigos são este mês publicados numa parceria com o DN.

Fonte: Diário de Notícias.PT