fbpx

Sidebar

26
Sex, Abr

INSS: Aposentadoria para o Professor em 2021

Notícias EAD

Existem vários tipos de aposentadorias e para cada uma é necessário cumprir com requisitos específicos, pois existem profissões, como aposentadoria do servidor público.

Existem vários tipos de aposentadorias e para cada uma é necessário cumprir com requisitos específicos, pois existem profissões, como aposentadoria do servidor público.

No conteúdo de hoje vamos esclarecer como funciona a aposentadoria para o professor, se você atua nesta área ou até mesmo conhece alguém, fique conosco que vamos explicar como funciona esta categoria.

Todos os educadores podem receber a aposentadoria para os professores?
Podem fazer jus desse benefício:

Professores de ensino da rede infantil;
Professores da rede de ensino fundamental, médio, sendo da rede pública ou privada;
Coordenador;
Diretor ou orientador pedagógico.
Todos aqueles que citamos acima podem fazer jus a esta modalidade de aposentadoria, lembrando que é necessário ser comprovado que durante todo o período de contribuição exigido foi trabalhado unicamente em atividade relacionada ao magistério.

Aposentadoria para os professores depois da reforma da previdência
Para a aposentadoria de professores a idade estabelecida é de 60 anos para os homens e 57 anos para as mulheres;
O tempo de contribuição de 25 anos, será aplicado em rede pública e particular;
Professores públicos precisam ter 10 anos de serviço público e 5 anos no cargo.
Essas regras que citamos acima são aplicadas para os profissionais que começaram a contribuir para o INSS depois que a reforma entrou em vigor.

Cálculo do benefício
Para fazer o cálculo deste benefício é usado como base a média salarial de todos os salários de contribuição a partir de julho de 1994.

Professores da rede pública, o valor do benefício será de 60% do resultado da média salarial, somando mais 2% para cada ano que exceder os 20 anos de contribuição;
Para as professoras da rede privada, a aposentadoria é 60% da média salarial, somando também 2% a cada ano que passar os 15 anos de recolhimento, já para os homens da rede privada o cálculo continua o mesmo.

Regras de transição 2021 para professores
Idade mínima
Regra válida para os professores da rede particular, sendo necessário que as mulheres tenham 25 anos de recolhimento e 30 anos para os homens, para requerer o benefício por idade;
Neste ano de 2021, os homens precisam ter no mínimo 56 anos e seis meses de idade, para as mulheres devem ter 51 anos e seis meses de idade, a cada ano será acrescentado seis meses, com o objetivo de chegar aos 60 anos para os homens e 57 anos para as mulheres.
Sistema de pontos
Homens devem chegar a 93 pontos em 2021;
Mulheres devem chegar a 82 pontos em 2021.
Nesta regra será acrescentado um ponto, até atingir 100 pontos para os homens e 92 pontos para as mulheres, em 2028 e 2030, respectivamente.

Pedágio de 100%
30 anos para os homens;
25 anos para as mulheres.
Nesta regra de 100% o profissional da rede pública ou particular deverá trabalhar o dobro que faltava para completar os anos de contribuição das regras antigas.

Fonte: Jornal Contábil