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Ter, Maio

Aprendizagem Colaborativa no Ensino Médio por meio de Gamificação: Um Relato de Experiência

Notícias EAD

Este artigo relata uma experiência de gamificação como atividade interdisciplinar entre as aulas de informática e demais disciplinas do primeiro ano de um curso integrado ao ensino médio. A turma foi dividida em grupos, que ficaram responsáveis pela elaboração dos jogos em formato de quiz utilizando uma ferramenta de editor de apresentação e o Scratch. Ao final da atividade, os alunos relataram que a experiência foi positiva, pois tiveram a oportunidade de aprender os conteúdos das disciplinas desenvolvendo a criatividade e trabalhando em grupo.

RESUMO
Este artigo relata uma experiência de gamificação como atividade interdisciplinar entre as aulas de informática e demais disciplinas do primeiro ano de um curso integrado ao ensino médio. A turma foi dividida em grupos, que ficaram responsáveis pela elaboração dos jogos em formato de quiz utilizando uma ferramenta de editor de apresentação e o Scratch. Ao final da atividade, os alunos relataram que a experiência foi positiva, pois tiveram a oportunidade de aprender os conteúdos das disciplinas desenvolvendo a criatividade e trabalhando em grupo.
Palavras-chave: aprendizagem colaborativa, gamificação, quiz, editor de apresentação, Scratch

Jamille Silva Madureira
Instituto Federal de Sergipe
Aline de Jesus Sá
Instituto Federal de Sergipe
Carlos Mariano Melo Júnior
Instituto Federal de Sergipe
Elaine Meneses Souza Lima
Instituto Federal de Sergipe
Giovanni Gomes Lessa
Instituto Federal de Sergipe
José Hélio Barbosa Junior
Instituto Federal de Sergipe
Tiago Barbosa da Silva
Instituto Federal de Sergipe
Tiago Cordeiro de Oliveira
Instituto Federal de Sergipe

REFERÊNCIAS

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Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro. Editora Cortez.

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Leia o artigo em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/12806

Fonte: ANAIS DO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO