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06
Seg, Maio

Sebrae Rio leva empreendedorismo às salas de aula

Notícias EAD

Instituição dispõe de cursos e treinamentos para alunos dos ensinos fundamental e médio, profissionais autônomos e pequenos negócios que querem evoluir em gestão

Instituição dispõe de cursos e treinamentos para alunos dos ensinos fundamental e médio, profissionais autônomos e pequenos negócios que querem evoluir em gestão

Um empreendimento bem sucedido depende de iniciativa, determinação, coragem e criatividade, mas também de conhecimento técnico sobre gestão, finanças, marketing, pessoal, entre muitos outros elementos.

Atento a essa realidade, o Sebrae Rio desenvolve uma série de cursos, em diversos formatos, que trazem o empreendedorismo para perto das pessoas, sejam crianças e adolescentes dos ensinos fundamental e médio, estudantes e professores das universidades ou micro e pequenos empresários já estabelecidos que querem avançar nos negócios.

— Acreditamos que o empreendedorismo é uma das melhores soluções para a economia do Brasil. Temos uma área técnica voltada para o desenvolvimento de potenciais empreendedores e também para a capacitação de quem já empreende. Nossa missão é o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios. A educação transforma — afirma Antônio Carlos Kronemberger, gerente de Educação do Sebrae Rio.

Kronemberger explica que a Educação Empreendedora oferece duas dimensões de ensino: a chamada atitudinal — que desenvolve habilidades como autoconfiança, motivação, disciplina — e a ferramental, voltada para ações práticas como plano de negócios, gestão de vendas, marketing, estratégia.

— Com essas duas dimensões, o empreendedor não fica só na intuição e no empirismo. Se ele não tem preparo, o negócio vai morrer no primeiro ou segundo ano. Se fizer de maneira técnica e científica, vai durar muito mais.

Em parcerias com prefeituras, o Sebrae leva o empreendedorismo às salas de aula desde os primeiros anos do fundamental. Os cursos desenvolvidos pelo Sebrae envolvem o que há de mais moderno em metodologias ativas, com realidade aumentada, quiz, podcasts, vídeos e jogos e as escolas podem incluir dentro ou fora do currículo regular. Professores responsáveis pelas aulas de Educação Empreendedora recebem treinamento de 40 horas.

A união com as universidades também rende muitas inciativas, como o curso on-line de Educação Empreendedora com carga horária de 40 horas.

— Hoje, um médico, um educador físico, um fisioterapeuta, um advogado, ele empreende, tem clínica, é personal trainer, tem escritório. Precisa entender de gestão. A capacitação se encaixa no currículo de qualquer curso de graduação — explica Kronemberger.

Outro curso, Professor Empreendedor, já capacitou 345 docentes de universidades. Já o Programa de Desenvolvimento de Empreendedores é muito procurado por donos de micro e pequenos negócios. São 16 cursos de 24 horas cada um, com disciplinas como planejamento, estratégia, vendas e marketing digital.

Além da inovação constante dos cursos regulares, o Sebrae desenvolve programas especiais em momentos inesperados como a pandemia. Em março do ano passado, uma pesquisa apontou os maiores problemas e preocupações dos micro e pequenos empreendedores. Com base no resultado, foi criado o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), que já está na terceira turma. São 144 horas, divididas em sete disciplinas, que vão de estratégia empresarial a gerenciamento de conflitos. As aulas são on-line, com dia e hora marcados.

— O curso foi criado em resposta às dores dos empreendedores. É totalmente aplicado à realidade. O aluno interage com o professor e com os colegas e sai dali com soluções para a empresa dele — diz Kronemberger.

Sócia da Rede Way, de clínicas veterinárias, Vanderléia Marinho foi uma das alunas do PDG realizado no início deste ano. Gestores de outras três clínicas associadas também participaram.

— O PDG nos deu uma visão geral do nosso negócio, de finanças, vendas e relação com os funcionários. Começamos a vislumbrar um outro horizonte, desenvolvemos marketing digital e também negociação, pois trabalhamos muito com compras coletivas. Estamos lançando um plano de saúde da rede, teremos também um aplicativo, estamos trabalhando com apoio muito bom do Sebrae, para ter uma inovação nesse mercado.

Fonte: O Globo