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Dom, Maio

OS QUADRANTES HÍBRIDOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA:

Notícias EAD

Guia prático com caminhos possíveis
Ao perceber que o conceito de Quadrantes Híbridos, lançado pela ABMES em novembro de 2021, havia começado a se materializar em ações dentro das Instituições de Educação Superior (IES) e que, naturalmente, inúmeras dúvidas sobre a sua implementação surgiriam, a Associação organizou, em parceria com a DreamShaper, um Grupo de Trabalho (GT) para esclarecer e aprofundar as questões decorrentes da implementação dos quadrantes híbridos, bem como trazer cases de instituições que já iniciaram o processo de organização das suas atividades de ensino-aprendizagem nesse novo formato, dos quadrantes.

Guia prático com caminhos possíveis
Ao perceber que o conceito de Quadrantes Híbridos, lançado pela ABMES em novembro de 2021, havia começado a se materializar em ações dentro das Instituições de Educação Superior (IES) e que, naturalmente, inúmeras dúvidas sobre a sua implementação surgiriam, a Associação organizou, em parceria com a DreamShaper, um Grupo de Trabalho (GT) para esclarecer e aprofundar as questões decorrentes da implementação dos quadrantes híbridos, bem como trazer cases de instituições que já iniciaram o processo de organização das suas atividades de ensino-aprendizagem nesse novo formato, dos quadrantes.

Este e-book tem a proposta de esclarecer as principais dúvidas e dores encontradas pelas IES e discutidas no GT, que vão desde aspectos regulatórios, passando pela reorganização dos projetos pedagógicos até a formação docente.

Apresentação

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Capítulo I – Principais dúvidas das Instituições de Educação Superior

Por onde começar a implementar os quadrantes híbridos?
Devo fazer adequações no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para iniciar o trabalho nos quadrantes híbridos?
Para implementar os quadrantes híbridos nos meus cursos, preciso mexer nas matrizes curriculares? Qual componente curricular é mais indicado para aplicação?
Sou credenciado apenas para o ensino presencial, mesmo assim posso implementar os quadrantes híbridos?
Qual o impacto na carga horária das disciplinas na implementação dos quadrantes híbridos?
Presencial assíncrono conta como carga horária EAD? Como evidenciar o trabalho e a carga horária para fins de regulação? Precisa ter a hora cheia atribuída ao docente?

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Quais metodologias posso utilizar na implementação dos quadrantes híbridos?
Posso utilizar os quadrantes híbridos para potencializar a aprendizagem dos meus estudantes? O engajamento dos meus estudantes vai aumentar com a implementação dos quadrantes híbridos?
Qual o impacto na aprendizagem do aluno sair de um modelo tradicional de ensino para um modelo adotando os quadrantes híbridos?
Como garantir o engajamento de professores nas mudanças de carga horária e adoção de novas metodologias e tecnologias?
Por que não encontro os quadrantes híbridos e nem o termo híbrido nas portarias do Ministério da Educação?
Devo fazer grandes investimentos ou adequações nos espaços físicos para o trabalho nos quadrantes híbridos?
A curricularização da extensão pode ser uma oportunidade para aplicação eficiente dos quadrantes híbridos?

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Capítulo II – Na Prática - Conheça os cases das Instituições participantes do Grupo de Trabalho

Grupo Tiradentes
UniCEUB
UniCarioca
Ser Educacional
Senac/PR
UNIUBE
Ecossistema Brasília Educacional

Fonte: Abmes

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