fbpx

Sidebar

29
Seg, Abr

Conheça as iniciativas pedagógicas inéditas implementadas na rede municipal de ensino

Notícias EAD

Prefeitura de Macapá investiu em projetos inovadores para estimular o processo de ensino aprendizagem

Prefeitura de Macapá investiu em projetos inovadores para estimular o processo de ensino aprendizagem

O ano de 2022 iniciou com inúmeros desafios para a rede municipal de ensino de Macapá. Com o retorno das aulas presenciais em todas as unidades escolares, foi um momento decisivo para recuperar o aprendizado. Para enfrentar os desafios, a Prefeitura de Macapá iniciou diversos projetos pedagógicos inovadores em todas as escolas do município, tendo como grandes aliados a tecnologia e a inclusão.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Como resultado, a capital foi a única de toda a Região Norte a apresentar crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) publicado em setembro do ano passado. Para 2023, a meta da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é dar continuidade e reforçar todos os projetos transformadores iniciados.

Relembre algumas das medidas pedagógicas tomadas pela Prefeitura de Macapá para reforçar o processo de aprendizagem dos estudantes:

Prefeitura de Macapá inaugurou cinco salas de aula equipadas com kits de robótica e impressora 3D

A Prefeitura de Macapá instalou cinco Salas Maker em escolas da rede municipal. Os espaços contam com kits de robótica, máquinas de corte a laser, ferramentas mecânicas e impressoras 3D, e são utilizados de forma multidisciplinar pelos estudantes.

Os espaços funcionam nas escolas Profª Guita, José Leoves, Maria José Ferreira, Eliana Flexa e Caetano Tomaz. Estas escolas cumprem o papel de “polos maker”, ou seja, todas as outras escolas municipais podem agendar o uso dos espaços com a coordenação da escola polo mais próxima.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Em Macapá, 54 escolas municipais participaram da 1ª Olimpíada de Matemática

Mais de dois mil estudantes da rede municipal participam da 1ª Olimpíada de Matemática de Macapá. A iniciativa da Prefeitura foi inédita e mobilizou estudantes do 1º ao 5º ano, de 54 escolas de ensino fundamental. Os cinco vencedores da competição e seus professores foram premiados com smartphones, e todos os 25 finalistas receberam medalhas.

2ª Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá (FectiMac) apresentou mais de 30 trabalhos escolares presencialmente

Em 2022, a Prefeitura de Macapá realizou a 2ª edição da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá (FectiMac). Os projetos foram expostos na quadra da escola municipal Antonio Barbosa. Esta foi a primeira edição em que a população pode ver pessoalmente a apresentação dos trabalhos. No último dia de feira, os três projetos de maior destaque em cada categoria foram premiados com medalhas e credenciais para feiras nacionais.

Cerca de 22 mil alunos do ensino fundamental de Macapá foram beneficiados com plano de recomposição de aprendizado

A partir do segundo semestre de 2022, a Prefeitura de Macapá implementou em 68 escolas um pacote de ações inovadoras para recompor o aprendizado dos estudantes. A estratégia incluiu capacitações para profissionais da Educação e novas metodologias de ensino para mais de 22 mil estudantes.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Durante a execução do plano de recomposição de aprendizagens, os estudantes revisaram os conteúdos e habilidades que não foram absorvidos com sucesso durante a pandemia.

Feira de Educação e Empreendedorismo para Jovens e Adultos retorna após três anos

Em dezembro, aconteceu a 3ª edição da Feira de Educação e Empreendedorismo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais de Macapá. O evento ocorreu no CEU das Artes da zona sul e contou com exposição e venda de produtos feitos pelos alunos.

O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Macapá, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae-AP) e, nesta edição, retornou após o período de distanciamento social.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Prefeitura de Macapá leva estudantes municipais para a Paralimpiadas Escolares e conquista medalhas nacionais

A partir dos Jogos Paradesportivos Escolares promovidos pela Prefeitura de Macapá em agosto, três estudantes municipais foram selecionados para participar das Paralimpíadas Escolares, o maior evento esportivo para estudantes com deficiência do país. Com o apoio da prefeitura, Aylla Vitória, Marcus Boaz e Vitória Lourrane alcançaram a etapa final do campeonato e trouxeram diversas medalhas ao município, em um desempenho histórico.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Prefeitura de Macapá inaugurou a sala bilíngue na Emef José Leóves

Visando atender todos os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, a prefeitura de Macapá inaugurou a primeira sala bilíngue da rede, um espaço dentro da Emef José Leóves que adequa o sistema educacional aos estudantes surdos.

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel

Programa Edutech Amazon trouxe para a sala de aula óculos de realidade virtual feitos de buriti

Já no primeiro dia de aula de 2022, os estudantes municipais do ensino fundamental puderam conhecer novas tecnologias, como óculos de realidade virtual feitos a partir da fibra do buriti, árvore nativa da Amazônia. O equipamento artesanal ajuda alunos e educadores a trabalhar de forma diferente os conteúdos disciplinares.

A iniciativa faz parte do Programa Edutech Amazon, que traz para as salas de aula do município, metodologias inovadoras que aliam pedagogia e tecnologia. O Edutech Amazon é fruto de contrato com a empresa paraense Inovações Tecnológicas de Impacto na Educação (Inteceleri).

Fonte:Macapa

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel