fbpx

Sidebar

17
Sex, Maio

Sala de aula invertida: saiba o que é, benefícios e como funciona!

Notícias EAD

Nos últimos tempos, a educação tem passado por um grande processo de transformação. Assim como outras empresas, as instituições de ensino precisam se adaptar a uma nova realidade digital, que está presente não só na vida de crianças e jovens, mas de toda a sociedade. Nesse processo, uma das práticas pedagógicas mais implementadas é a da sala de aula invertida.

Nos últimos tempos, a educação tem passado por um grande processo de transformação. Assim como outras empresas, as instituições de ensino precisam se adaptar a uma nova realidade digital, que está presente não só na vida de crianças e jovens, mas de toda a sociedade. Nesse processo, uma das práticas pedagógicas mais implementadas é a da sala de aula invertida.

Neste post, descubra porque ela é tão importante e quais suas vantagens. Além disso, veja como essa sala de aula funciona na prática e como implementá-la. Boa leitura!

Afinal, o que é sala de aula invertida?
A transformação digital na pandemia acelerou a aplicação de tecnologia nas escolas. Antes, muitas instituições tinham iniciativas nesse sentido, mas não exatamente as adotavam como uma prioridade. Porém, durante esse período de pandemia, as aulas remotas foram aplicadas. Assim, o uso de tecnologia entrou em pauta e alguns métodos ganharam destaque, como a sala de aula invertida. Uma das formas de aprendizagem mais populares, nesse conceito, o fluxo de conhecimento é revertido.

Isso porque em vez de os alunos assistirem às explicações dos professores e fazerem a lição de casa, eles primeiro estudam os conhecimentos necessários para a aula, por meio de diversos materiais de apoio.

Depois, vão para a sala de aula trazendo informações e promovendo o debate do tema com os colegas, além de realizar projetos e atividades em grupo relacionadas aos temas estudados. Nesse caso, o professor tem a função de mediar a troca entre os grupos, sanar dúvidas trazidas pelos alunos e acompanhar seus rendimentos.

Quais as vantagens dessa prática pedagógica?
Agora que você sabe o que significa a sala de aula invertida e como ela é resultado das transformações tecnológicas nas escolas, confira algumas de suas vantagens no dia a dia!

Protagonismo dos alunos
Nunca antes os próprios alunos tiveram tanta responsabilidade sobre seu próprio aprendizado. Afinal, o foco da sala de aula invertida é que essa pessoa seja capaz de desenvolver raciocínios e habilidades, além de trabalhar em equipe. Para isso, é necessária uma postura bastante ativa, já que o estudante é colocado em um papel protagonista na sala de aula.

Desenvolvimento de habilidades
Outro aspecto importante dessa metodologia é o desenvolvimento de habilidades. Nesse caso, elas acontecem de diferentes formas. Por exemplo, o estudante pode desenvolver habilidades socioemocionais, como desenvolver empatia, engajamento com a sociedade, bem como autoconfiança, organização e senso de responsabilidade.

Além disso, no processo também se desenvolvem competências relacionadas aos conteúdos aprendidos, como tocar um instrumento, se tornar um melhor esportista, ou ainda, dominar a execução de projetos de robótica.

Otimização do tempo
Os métodos mais tradicionais de ensino podem apresentar um problema, quanto ao bom uso do tempo de aula. Isso porque muito dele é gasto com os professores passando a matéria no quadro, explicando slides ou fazendo os alunos prestarem atenção. Por isso, uma vantagem da sala de aula invertida é que os estudantes já chegam preparados.

Nesse caso, por receberem os conteúdos que vão ser abordados antes, eles podem estudá-los, resolver atividades e acessar conteúdos em diferentes plataformas, a fim de aprender. Com isso, chegam à sala de aula tendo visto a base daquele tema, podendo discutir problemas, criar projetos práticos e tirar dúvidas com os professores. Com isso, o tempo de aula pode ser melhor aproveitado.

Conteúdo prático
Na metodologia da sala de aula invertida, os conteúdos podem ser focados no dia a dia dos alunos, o que torna o tema discutido bem mais concreto para eles. Com isso, são capazes de se envolver em debates mais avançados, o que ajuda a aprofundar o assunto — resultando em aprendizado, não apenas em memorização.

Outra vantagem é que os conteúdos dificilmente vão abordar apenas uma disciplina. Ou seja, os assuntos são interdisciplinares e podem navegar por diferentes áreas, especialmente em projetos. Com isso, os estudantes podem enxergar a conexão entre as matérias e a sua aplicação na vida real. Aliás, é por isso que surgiu a abordagem STEAM.

Como funciona e quais os exemplos de sala de aula invertida?
A sala de aula invertida tem fatores diversos que caracterizam a sua prática. Para começar, é comum os alunos trabalharem em grupos, inclusive, sentando-se juntos ou em roda, em vez do sentido tradicional, voltado para a lousa.

Além disso, durante a aula, por meio de ferramentas, eles são incentivados a participar, falar e apresentar suas ideias. Assim, podem interagir com diferentes materiais, inclusive digitais. Dessa forma, é comum que os estudantes utilizem tablets, computadores e, inclusive, seus próprios celulares.

Já quanto ao aprendizado do conteúdo anterior à aula, a escola trabalha de diferentes maneiras, como a plataforma de ensino. Nesse caso, ela ajuda a tornar o aprendizado mais natural e integrado.

Por exemplo, no caso do projeto de um robô, os alunos precisam realizar uma investigação matemática para chegar à solução esperada. Porém, este conteúdo pode ser bastante abstrato. Sendo assim, a plataforma entra com recursos tecnológicos, como os de gamificação, para que a pessoa assista vídeos, veja infográficos e treine com jogos de matemática para entender o assunto e, posteriormente, sua aplicabilidade no projeto.

Por fim, a avaliação dos estudantes na sala de aula invertida também é diferente dos métodos mais tradicionais. É claro que os professores ainda podem contar com as provas escritas. Porém, é mais comum que, por meio das atividades na plataforma de ensino, bem como quizzes e projetos, os educadores avaliem cada pessoa e acompanhem seu rendimento.

Assim, é possível checar se realmente ela consegue ser protagonista de seu aprendizado e encontrar soluções personalizadas para que alcance melhores resultados.

Como implementar a sala de aula invertida?
Depois de entender esse conceito e suas vantagens, fica mais fácil aplicar a sala de aula invertida na escola. Para isso, vale a pena seguir algumas dicas, como:

tenha disposição para testar novos métodos;
escolha conteúdos relevantes para os alunos;
tenha foco no assunto principal a ser abordado;
incentive os alunos a trocarem informações;

esteja em acordo com pais e responsáveis;
adapte as aulas conforme as mudanças necessárias;
escolha uma boa plataforma, que dê suporte total aos alunos.
A sala de aula invertida é um método que ganhou destaque com a retomada pós-pandemia. Afinal, muitas escolas aceleraram seu processo de transformação digital, bem como adotaram ferramentas e metodologias que dessem mais autonomia aos alunos. Dessa forma, ela é uma ótima solução para tornar cada um protagonista, a fim de alcançar um aprendizado otimizado e integrado. Para isso, vale a pena seguir nossas dicas de aplicação, bem como se manter disponível para adaptar a rotina, conforme as necessidades da escola

Fonte: site.educacional

Conheça o ExpertEAD e tire seu curso do papel